Antergos – Um caminho para conhecer o Arch Linux

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI  Comentários desativados em Antergos – Um caminho para conhecer o Arch Linux
out 292014
 

Instalação

Olá, pessoal.

Preparei um mini guia de instalação do Antergos, ele é um sistema elegante e baseado no Arch Linux. É uma distribuição muito boa para os novos usuários do Arch Linux. Vou abordar a instalação e o uso de algumas ferramentas básicas.

Nesse tutorial, estou usando o Antergos 2014.08.07 – 32 bits.

Depois de realizar o download e iniciar o processo do boot, na tela inicial do Antergos, aperte o F2 e escolha o idioma Português do Brasil.

Escolha: Inicializar o Antergos live Continue reading »

Instalando o Android 5.0 Lollipop e suas novidades

 Android, Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada  Comentários desativados em Instalando o Android 5.0 Lollipop e suas novidades
out 292014
 
Conheça as novidades

ATENÇÃO: Antes de iniciar deixo claro que o leitor deste texto é responsável por qualquer problema que venha a acontecer com o seu aparelho, logo: sendo de sua inteira responsabilidade e risco a utilização das instruções contida neste documento.

Linux: Instalado o Android 5.0 Lollipop e  suas as novidades

Visual

O Android 5.0 trouxe um novo visual e grandes mudanças estéticas, a qualidade das animações estão muito superiores e tudo esta mais belo. Para tirar proveito deste novo design, a Google liberou instruções para os desenvolvedores seguirem e eliminar a falta de padrão. Para tal basta abrir a sua APP e primeiramente utilizar a versão da API LEVEL 21 do SDK, e logo após aplique o novo material/tema alterando o arquivo na pasta res/value/styles.xml: Continue reading »

Trabalhando dentro de outro Linux (que não o de Boot) do Disco Rígido – Método para iniciantes

 Clusterweb, ClusterWeb, Desktop, Leitura Recomendada, Linux, Midia, Profissional de TI, Redes, Segurança  Comentários desativados em Trabalhando dentro de outro Linux (que não o de Boot) do Disco Rígido – Método para iniciantes
out 292014
 
Introdução

Trabalhando dentro de outro GNU/Linux (que não o de Boot) do Disco Rígido. Método para Iniciantes.

Como é para iniciantes, procurarei usar o mínimo possível de terminal e comandos.

Para acessar outros sistemas GNU/Linux de seu disco rígido e editar arquivos, copiar, colar etc, em geral basta estar com privilégios de root em um gerenciador de arquivos qualquer, ou usar comandos.

Mas algumas vezes, mesmo como root, o iniciante abre o gerenciador de arquivos e não “vê” a partição (já montada) que quer acessar!

Isto acontece por causa das permissões, ou porque as pastas e dispositivos estão escondidos (“hidden”), ou ainda, por causa de uma proteção chamada Jail (Jaula). É uma “gaiola” de segurança, que fecha o acesso aos outros ambientes.

Neste exemplo, veja quando abro o Thunar em modo usuário (as pastas aparecem) e em modo root (não aparecem as pastas das outras partições): Continue reading »

out 202014
 

Pré-requisito
MRTG (antes de prosseguir é necessário instalar e configurar o MRTG)

O RRDTool (Round Robin Database Tool) tem a função de aumentar as caracteríscas de ferramentas como o MRTG. No caso do MRTG, os gráficos ficarão muito mais detalhados e será possível sobrepor a limitação do MRTG em relação ao intervalo de tempo para a coleta de dados que é de 5 minutos e passará a ser de 1 minuto. Devido a isso, a precisão dos gráficos serão maiores. Veja no figura a seguir:

Uma outra vantagem do RRDTool é que os gráficos (/var/www/mrtg/*.png) serão gerados sob demanda, ou seja, somente serão criados no momento em que forem acessados através de um browser (scripts cgi). Diferentemente do que acontece com o MRTG que os criam a cada 5 minutos na configuração padrão. Uma desvantagem é que o RRDTool exige um servidor de páginas que aceite scripts cgi (ex: APACHE).

Fiz questão de colocar este artigo no site, pois encontrei muita dificuldade para achar bons materiais (dois) que expliquem como fazer o RRDTool funcionar com o MRTG. Apesar de ser bem rápida a integração, existem alguns detalhes que se não forem feitos, os gráficos não aparecerem. Então mãos a obra:
Continue reading »

out 012014
 

Quer uma hospedagem de qualidade, segurança e totalmente grátis, acesse agora e confira nossos planos. Temos o plano certo para você, inclusive um Free.

ClusterWeb-Logo