set 062021
 

O Google Colab, é um ambiente de testes do google que te permite executar arquivos Python em nuvens utilizando o sistema operacional Ubuntu diretamente pelo seu navegador. Nesse vídeo vou apresentar a compilação de um script que fiz, para que você de uma maneira bem simples, possa utilizar o rclone para copiar arquivos do onedrive para o google drive, do google drive para o Mega, do Mega para o Dropbox, do Dropbox para o Amazon, enfim entre todos os serviços de clouds suportados pelo Rclone.

 

fev 092021
 

Overview

Install and configure Fail2Ban to block attacking hosts using a null route or blackhole routes.

PRO:
– Works on all kernel versions and as no compatibility problems (back to debian lenny and WAY further).
– It’s FAST for very large numbers of blocked ips.
– It’s FAST because it Blocks traffic before it enters common iptables chains used for filtering.
– It’s per host, ideal as action against ssh password bruteforcing to block further attack attempts.
– No additional software required beside iproute/iproute2
CON:
– Blocking is per IP and NOT per service, but ideal as action against bruteforcing hosts.

Continue reading »

dez 032020
 
Irei detalhar de forma bem pratica e funcional, pronto para já funcionar Fail2ban com Zimbra 8.8.x
  • Instale o fail2ban seguindo as instruções da sua distribuição – (Versão 0.9.6 pra cima)
Após instalado e sabendo que esta iniciando corretamente (por padrão) faça as devidas configurações.

mv /etc/fail2ban/jail.d/defaults-debian.conf /etc/fail2ban/jail.d/defaults-debian.conf.bkp
mv /etc/fail2ban/jail.conf /etc/fail2ban/jail.conf.bkp
vim /etc/fail2ban/jail.conf

 Continue reading »
dez 032020
 

Problema

Neste artigo, explicaremos como mover / migrar um servidor zimbra para outra máquina.

Pré-requisitos

Os servidores zimbra de origem e de destino devem estar executando a mesma versão. Por exemplo, se a origem está rodando 8.6, o zimbra instalado no destino também deve ser 8.6.

Resolução

Resumindo, a solução é: interromper o zimbra no servidor de origem, fazer um backup de / opt / zimbra, instalar um novo servidor, interromper o servidor antigo, configurar a rede do novo servidor e configurar hosts, instalar o software zcs na nova máquina , substitua / opt / zimbra na nova máquina pelo backup já feito da máquina antiga, corrija as permissões, execute uma instalação normal do zcs.

Continue reading »

Migrating opensource Zimbra 8.6.0 on Centos 6.8 to Zimbra 8.7.1 on Centos 7 safely and with no downtime

 Backup, CentOS 7 / RHEL 7, Clusterweb, ClusterWeb, Hospedagem, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI, Programação, Redes, Servidor de E-mail, Zimbra  Comentários desativados em Migrating opensource Zimbra 8.6.0 on Centos 6.8 to Zimbra 8.7.1 on Centos 7 safely and with no downtime
dez 032020
 

A bit of history for the context

After running a Zimbra mail server in a 500Gb Virtual Machine, for about 4 years, the server started feeling a bit crowded and with  #df -h reporting less than 50Gb of space left, it was time to move to a larger machine.

The version I was (and still am) running is the open source version, there are no migration tools available as part of the package, although you can find plenty of tutorials on the web forums about how to rsync stuff between the old and the new server. I was not comfortable with that. For starters, there would be down time involved, but apart from that I would have to rsync between two identical servers, meaning that the new server would still need to be zimbra 8.6 and running on an identical Centos 6 machine.

There was also the fact that some time ago, the server did a very bad shutdown (due to a power failure), and the database had been corrupted, and every so often a problem or two would crop up in the logs. This became very evident when an upgrade to 8.7.1 failed miserably, and the only thing that saved the day was the backup from the previous night ! I was afraid that most likely, an rsync migration would also transfer the problematic data, and that it would be back to haunt me down the road.

Since I was going to have to go through all the aches and  pains of  a server migration  I wanted to end up not only with more space,  but also to move to a newer O.S., and a newer release, so rsync was out of the question.

Continue reading »

nov 092020
 

Introdução

LVM significa Logical Volume Manager. Como o nome diz, essa ferramenta é capaz de gerenciar os chamados volumes lógicos, substituindo assim as tradicionais partições nos discos. Ao longo do tempo, várias empresas fizeram suas implementações de LVM e o Linux não ficou para trás: ele também possui uma implementação (e muito boa) de LVM, que na época da escrita deste documento está na versão 2.

Utilizar volumes lógicos ao invés do esquema de particionamento comum traz algumas boas vantagens. Mas antes de saber destas vantagens, precisamos saber o que são esses tais volumes lógicos. Um volume lógico é nada mais nada menos que uma representação virtuais de pedaços de um dispositivo fixo. Enquanto as partições definem estes pedaços “cruamente”, o volume lógico permite flexibilidade na hora de definir quem são esses pedaços. Por exemplo, um volume lógico pode ter seu espaço dividido em 3 ou mais HDs, mas para o sistema operacional vai parecer como se fosse apenas um dispositivo. Sendo assim começa a ficar clara as vantagens, não?

Continue reading »

nov 092020
 

Do you want to compress or decompress (zip/unzip/rar/unrar) files on Google Drive, Then watch this video until the end!

To do this, I’m using Google Colab.

Tomcat SSL: certificados SSL e seu servidor Tomcat

 Clusterweb, ClusterWeb, Hospedagem, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Segurança, SSL  Comentários desativados em Tomcat SSL: certificados SSL e seu servidor Tomcat
out 142020
 

O Tomcat usa algo chamado “keytool” para ajudar a facilitar a emissão e instalação do certificado digital. Pode ser um pouco complicado, por isso seguimos em frente e incluímos instruções passo a passo sobre como gerar seu CSR no servidor Tomcat.

Antes de começarmos, é altamente recomendável que você crie um novo Keystore para sua instalação. Tentar instalar um novo certificado em um Keystore antigo pode levar a erros do navegador. Basta jogar pelo seguro e criar um novo.

Criação de um novo keystore

  1. Navegue até o diretório onde você planeja localizar o novo keystore.
  2. Digite o seguinte comando:
keytool -genkey -alias server -keyalg RSA -keysize 2048 -keystore your_site_name.jks
  1. Quando solicitado, crie uma senha para seu novo Keystore.
  2. Insira as informações necessárias (Observação: não digite seu próprio nome no campo de nome, digite seu FQDN).
  3. Ao terminar, verifique suas informações digitando “S” ou “Sim”. (Menos o ponto final no final.)
  4. Finalmente, digite a senha que você acabou de criar na etapa três.

Boom, terminado. Próximo…

Continue reading »

jun 182020
 

INTRODUÇÃO

O objetivo de um mecanismo de replicação de dados é permitir a manutenção de várias cópias idênticas de um ­­­­mesmo dado em vários servidores de bancos de dados (SGBD). Os principais benefícios da replicação de dados são a redundância, o que torna o sistema tolerante a falhas, a possibilidade de um balanceamento de carga do sistema, já que o acesso pode ser distribuído entre as réplicas, e finalmente, ter-ser o backup online dos dados, já que todas as replicas estariam sincronizadas. Este artigo, apresenta uma introdução ao mecanismo de replicação do MySQL, bem como as configurações básicas para realização desta tarefa.

VISÃO GERAL DA REPLICAÇÃO

O MySQL permite um tipo de replicação conhecido como Master-Slave, onde temos um servidor atuando como master e um ou mais servidores atuando como slave. O master grava em um log binário de alteração todos os comandos de atualizações da base de dados. Desta forma, todas as alterações ocorridas no master são imediatamente replicadas para os outros servidores slave.

A replicação no mysql é principalmente compatível com a anterior, isto é, um servidor mais novo pode normalmente ser um escravo de um servidor mais velho sem nenhum problema. Porém, versões mais antigas dos servidores são, freqüentemente, incapazes de servir como slaves de versões mais novas, pois eles não podem entender novas características ou a sintaxe SQL que o servidor mais novo utiliza, e pode haver diferenças no formato dos arquivos que a replicação usa, por exemplo, você não pode replicar de um master MySQL 5.0 para um slave MySQL 4.0.

Continue reading »

How To Install PHP 7.3 On Debian 9 / Debian 8

 Apache2, Clusterweb, ClusterWeb, Debian, Hospedagem, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI, Ubuntu  Comentários desativados em How To Install PHP 7.3 On Debian 9 / Debian 8
fev 032020
 

This short tutorial is for installing PHP 7.3 on Debian 9 (Stretch) and Debian 8 (Jessie). With PHP 7.3 comes a number of bug fixes, new functionalities and features as well as a number of deprecations.

Continue reading »

fev 032020
 

Parece que todos os arquivos de log de todos os servidores HTTP que eu administro têm seus logs de erros repletos de erros HTTP 404 nos últimos dias. E de onde exatamente estão todos esses erros? Aparentemente, eles vêm de crianças de script que procuram assumir os bancos de dados SQL para o lulz.

O QUE É O ZMEU?

De minha pesquisa, o ZmEu parece ser uma ferramenta de segurança usada para descobrir falhas de segurança na versão 2.xx do phpMyAdmin, um gerenciador de banco de dados MySQL baseado na web. A ferramenta parece ter se originado em algum lugar da Europa Oriental. Como o que parece acontecer com todas as ferramentas de segurança do black hat, ele foi para a China, onde tem sido usado desde então para ataques de força bruta ininterrupta contra servidores da Web em todo o mundo.

Continue reading »

Install Apache2, MariaDB And PHP 7.2 With PhpMyAdmin On Ubuntu 16.04 | 18.04 | 18.10 (LAMP + PhpMyAdmin)

 Apache2, Banco de Dados, CentOS 7 / RHEL 7, Clusterweb, ClusterWeb, Debian, Hospedagem, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI, Ubuntu  Comentários desativados em Install Apache2, MariaDB And PHP 7.2 With PhpMyAdmin On Ubuntu 16.04 | 18.04 | 18.10 (LAMP + PhpMyAdmin)
nov 072019
 

This brief tutorial shows students and new users how to install LAMP + phpMyAdmin on Ubuntu 16.04 | 18.04 | 18.10 servers….

LAMP is an acronym for Linux (Ubuntu), Apache2 HTTP Server, MariaDB or MySQL Database Server and PHP Scripting Language… It is a group of open source software and building blocks of many of the web applications and majority of the content management systems (CMS) in use today…

phpMyAdmin is a web-based tool that allows you to interact with MariaDB databases, manage user accounts and privileges, execute SQL-statements, import and export data and much, much more.

If you’re going to be developing any PHP based applications or websites, then you’re probably going to be using the LAMP and phpMyAdmin allows you to easily manage your databases from your favorites web browsers…

This brief tutorial is going to show students and new users how to install Apache2, MariaDB, PHP with phpMyAdmin support on Ubuntu Linux 16.04 | 18.04 and 18.10 servers…

To get started with installing the LAMP Stack, follow the steps below:

Continue reading »

set 032019
 

PHP 7 foi lançado dezembro passado. Após testar o código localmente, é hora de atualizar o servidor de produção. Geralmente, a maioria dos sites funcionam bem nele.

Contudo, suspeitamos que não muitos sites atualizaram. É mais seguro e fácil continuar em versões anteriores. Na verdade, uma pesquisa de sites WordPress mostrou que alguns tem:

“Até Novembro de 2016, 53.9% dos sites WordPress rodam versões PHP menores que 5.5 Apenas, 3.4% dos sites rodam PHP 7, a versão atual do PHP.” via PHP Compatibility Checker.

Mas PHP 7 já está aí há quase um ano.

Nesse episódio, mostraremos uma abordagem para atualizar para PHP 7 no Ubuntu 14.x e resolver problemas com PHPMyAdmin, que muitos vanguardistas enfrentaram.

Por hora, se usamos WordPress, devemos instalar o plugin PHP Compatibility Checker para garantir que não encontraremos problemas inesperados com nossos Plugins.

Sempre gostamos de suas ideias e comentários. Se tiverem perguntas ou sugestões de tópicos, por favor, publique seus pensamentos na seção de comentários.

Continue reading »

cPanel Logs Access, Apache, Email, Error, FTP, MySQL, WHM

 Apache2, Banco de Dados, Clusterweb, ClusterWeb, Debian, Hospedagem, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI  Comentários desativados em cPanel Logs Access, Apache, Email, Error, FTP, MySQL, WHM
ago 272019
 

cPanel logs

Access logs and user actions /usr/local/cpanel/logs/access_log
Account transfers and misc. logs /var/cpanel/logs
Auditing log (account creations, deletions, etc) /var/cpanel/accounting.log
Backup logs /usr/local/cpanel/logs/cpbackup
Brute force protection (cphulkd) log /usr/local/cpanel/logs/cphulkd.log
Cpanel dnsadmin dns clustering daemon /usr/local/cpanel/logs/dnsadmin_log
Cpanel taskqueue processing daemon /usr/local/cpanel/logs/queueprocd.log
DBmapping /usr/local/cpanel/logs/setupdbmap_log
EasyApache build logs /usr/local/cpanel/logs/easy/apache/
Error log /usr/local/cpanel/logs/error_log
Installation log /var/log/cpanel
License updates and errors /usr/local/cpanel/logs/license_log
Locale database modifications /usr/local/cpanel/logs/build_locale_database_log
Login errors (CPSRVD) /usr/local/cpanel/logs/login_log
Horde /var/cpanel/horde/log/
RoundCube /var/cpanel/roundcube/log/
SquirrelMail /var/cpanel/squirrelmail/
Panic log /usr/local/cpanel/logs/panic_log
Per account bandwidth history (Cached) /var/cpanel/bandwidth.cache/{USERNAME}
Per account bandwidth history (Human Readable) /var/cpanel/bandwidth/{USERNAME}
Service status logs /var/log/chkservd.log
Tailwatch driver tailwatchd log /usr/local/cpanel/logs/tailwatch_log
Update analysis reporting /usr/local/cpanel/logs/updated_analysis/{TIMESTAMP}.log
Update (UPCP) log /var/cpanel/updatelogs/updated.{TIMESTAMP}.log
WebDisk (CPDAVD) /usr/local/cpanel/logs/cpdavd_error_log
Website statistics log /usr/local/cpanel/logs/stats_log

Continue reading »