Falha de Segurança – Crítica Windows.

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Segurança, Windows  Comentários desativados em Falha de Segurança – Crítica Windows.
maio 222019
 

Há alguns dias, a Microsoft divulgou uma falha de segurança crítica, que ameaça os seguintes sistemas operativos:

Windows XP;
Windows 7 ;
Windows Server 2003;
Windows Server 2008;
Windows Server 2008 R2.


Denominada “BlueKeep” e referenciada sob o código CVE-2019-0708, esta vulnerabilidade está localizada no componente RDP standard (Remote Desktop Protocol). Presente em todas as instalações do Windows, permite que se ligue a um servidor de forma segura.
Continue reading »

Executando aplicativos como serviço no Windows

 Clusterweb, ClusterWeb, Desktop, Leitura Recomendada, Windows  Comentários desativados em Executando aplicativos como serviço no Windows
maio 142019
 

Neste post iremos criar um novo serviço no Windows, assim toda vez que iniciar o Windows esse serviço será inicializado automaticamente.

Para criar o serviço no Windows, utilizaremos uma aplicação simples chamada de NSSM (Non-Sucking Service Manager).

 

Configuração utilizada:

  • Versão do Windows Utilizada: Windows 8.1 Pro e Windows Server 2012 R2 Standard
  • Versão do NSSM utilizado: nssm 2.24 (2014-08-31)

Continue reading »

Sua licença do windows expira em breve – Como resolver o erro

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Segurança, Windows  Comentários desativados em Sua licença do windows expira em breve – Como resolver o erro
abr 022019
 

O Windows é um sistema pago e, para funcionar corretamente, precisa ser ativado junto à Microsoft. Caso o usuário não realize essa operação, o sistema exibe a mensagem “Sua licença do Windows expira em breve”, que deve ser solucionada inserindo a chave do produto ou licença digital. No entanto, um erro na atualização do Windows 10 (versão 1607 ou posterior) faz com que essa mensagem apareça mesmo que o sistema já tenha sido registrado anteriormente.

Outra causa comum para a falha é a troca de peças do hardware, como a placa-mãe, o que pode fazer com que o Windows não encontre a licença correspondente ao computador. O tutorial a seguir mostra como resolver o problema nos dois casos, lembrando que, em qualquer situação, será necessário ter a chave do produto ou licença digital. O procedimento foi realizado em um notebook com o Windows 10.

Continue reading »

Transferir a instalação do Windows 7 para um novo computador

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Windows  Comentários desativados em Transferir a instalação do Windows 7 para um novo computador
mar 222019
 

Sintomas


Neste artigo, explicamos como usar a Ferramenta de Preparação do Sistema (Sysprep) para transferir a instalação do Windows 7 para um novo computador e manter os aplicativos instalados, as configurações de programas e os perfis de usuários.

Resolução


Se você adquiriu um novo computador ou planeja fazer trocas de hardware significativas, como da placa-mãe ou da placa de vídeo (GPU), é possível preparar seu sistema para continuar a utilizá-lo com o novo hardware sem a necessidade de reinstalar o sistema operacional e os aplicativos, conservando assim seu perfil de usuário existente.

Etapa 1: Preparar o sistema
Etapa 2: Iniciar o sistema no novo hardware

Continue reading »

Windows Erro “Algumas Configurações São Gerenciadas Pela Sua Organização”.

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Windows  Comentários desativados em Windows Erro “Algumas Configurações São Gerenciadas Pela Sua Organização”.
fev 062019
 

Sobre o seu problema onde é apresentado a mensagem de erro “algumas configurações são gerenciadas pela sua organização” acredito que renomeando o arquivo de politica de segurança o problema passa ser renomeado.

Pressione as teclas Windows + X, selecione Prompt de comando (Admin), copie e cole os comandos abaixo e pressione enter depois de cada comando.

Dentro do Prompt de comando, digite os comandos:

Reg Delete “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate” /f

Reg Delete “HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate” /f

Reinicie o Sistema e verifique novamente o acesso ao Windows Update, realizando as configurações desejadas.(Procedimento cedido pela colega Evelin A. Meiwald).

Caso o problema continue o prompt de comando não localize os diretórios da pasta peço que passe para o próximo comando.

Continue reading »

Como adicionar ou remover uma rota estática no Windows

 Clusterweb, ClusterWeb, Firewall, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Redes, Segurança, Windows  Comentários desativados em Como adicionar ou remover uma rota estática no Windows
ago 262018
 

Como adicionar ou remover uma rota estática no Windows

1º – Abra o prompt de comando do Windows,  vá em executar e digite CMD, clique no símbolo do Windows (menu iniciar) na parte de pesquisar programas e arquivos digite CMD e pressione ENTER isso abrirá o prompt de comando. Se estiver realizando o comando em um servidor deve executar o prompt com privilégios administrativos, para isso, clique com o botão direto do mouse no prompt de comando e execute como adminstrador.

Continue reading »

ago 172018
 

INTRODUÇÃO

 

A rede Tor é o que comumente chamamos de deep web, onde é possível encontrar diversos sites que não são indexados pelo Google e algumas outras ferramentas. A rede Tor é composta por um grupo de servidores voluntários que permite que as pessoas naveguem com privacidade e segurança.

Quando um usuário usa o navegador Tor, são realizadas diversas conexões com túneis virtuais até a destino original ser alcançado. Isso permite que você navegue em redes públicas sem comprometer a sua privacidade na rede. Na rede Tor é possível que você publique seu site sem precisar revelar sua atual localização. A principal ideia do Tor Project é ajudar as pessoas em países onde existe censura e monitoramento da internet, possibilitando assim que você se conecte de forma anônima.
Continue reading »

ago 162018
 

O QUE É INTEL GVT-G

 

Intel GVT (iGVT, Intel® Graphics Virtualization Technology) é uma solução desenvolvida pela Intel para permitir que parte ou toda a capacidade das GPU (Graphics Processing Unit) Intel seja cedida para convidados KVM ou Xen, suas implementações chamadas KVMGT e XenGT, respectivamente. Há três formas diferentes de se aplicar a tecnologia iGVT:

  • Aceleração gráfica virtual dedicada (iGVT-d): um convidado por GPU;
  • Aceleração gráfica virtual compartilhada (iGVT-s): múltiplos convidados por GPU;
  • GPU virtual: (iGVT-g): múltiplos convidados por GPU. Nesse artigo, será dado foco nessa implementação.

Intel GVT-g (ou iGVT-g, Intel® Graphics Virtualization Technology-g) é uma tecnologia que permite criar GPU virtuais que podem ser utilizadas por convidados KVM ou Xen. Dependendo da quantidade de memória RAM disponível e da fatia de memória dada a cada convidado, é possível ter até sete convidados utilizando a mesma GPU Intel.

Através dela, é possível criar máquinas virtuais capazes de utilizar as capacidades de codificação e decodificação de vídeo da Intel (Intel QSV e/ou VAAPI), é possível utilizar a aceleração 3D para o uso de programas de CAD (Computer Aided Design) e jogos. Tudo isso dentro do convidado e ainda permitindo ao hospedeiro utilizar a GPU.
Continue reading »

Migração de Samba para Active Directory

 Clusterweb, ClusterWeb, Desktop, Leitura Recomendada, Redes, Segurança, Windows  Comentários desativados em Migração de Samba para Active Directory
maio 312018
 

Conseguimos provar em Laboratório que é possível realizar uma migração de um diretório baseado em Linux (Samba) para Active Directory, sem desenvolver nenhum tipo de script para importar as informações de um ambiente para o outro. E melhor, sem gerar impactos para o usuário!

 

Utilizando a ferramenta ADMT 3.0 conseguimos migrar todos os objetos para o Active Directory, baseado em Windows Server 2003.

 

Nota: Não conseguimos sucesso na utilização da versão 3.1 da ferramenta ADMT para migrar os objetos do Samba para um Active Directory baseado em Windows Server 2008. Portanto, crie um AD baseado na versão Windows 2003 e use o ADMT 3.0. Após a finalização da migração e término da convivência dos ambientes Samba e AD, atualize o AD para a versão 2008.

 

Considerações importantes para uma migração aonde o domínio de origem é um Samba emulando um PDC NT:

 

Continue reading »

Instalando Language Pack no Windows Server 2008 R2 (pt-BR)

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Windows  Comentários desativados em Instalando Language Pack no Windows Server 2008 R2 (pt-BR)
out 252017
 

Olá pessoal,

Algumas pessoas passaram a me perguntar como elas poderiam mudar o idioma do sistema do inglês para o português do Brasil. Bom à resposta é bem simples e é exatamente o que vou mostrar nesse post.

O primeiro passo é fazer o download do Language Pack no site da Microsoft, para fazer o download.

Após o download ser concluído vá até o local onde o language pack foi salvo, no meu caso eu coloquei na área de trabalho. Como mostrado na figura 1.

 

Continue reading »

NSSM – the Non-Sucking Service Manager

 Clusterweb, ClusterWeb, Desktop, Leitura Recomendada, Midia, Profissional de TI, Windows  Comentários desativados em NSSM – the Non-Sucking Service Manager
set 192017
 

Usage

No “installation” of nssm is needed. Just place it somewhere on the system (preferably somewhere in your PATH) and run it.

Note however that nssm registers itself as an Event Log message source which means that running multiple instances or different version of nssm from different locations may cause confusion. Also note that if you run the Event Viewer it will open the nssm executable, preventing you from overwriting it. Keep this in mind if you come to upgrade nssm.

Some features are labelled as supported as of a particular version. If the version described is newer than that available from the download page there may be a pre-release build with the feature enabled.

Equivalent command examples below show the commands which would configure an existing service to match the screenshots. In many cases they represent the defaults for the parameters in question and are thus redundant. Any parameter can also be reset to its default value with Continue reading »

set 132017
 

A sigla RAID significa montar arranjos com mais que um disco rígido num storage ou servidor, objetivando assim redundância e/ou performance no sistema de forma econômica. O array de discos é utlizado por servidores, workstations, storages e outros sistemas computacionais para melhor performance e maior segurança no armazenamento de informações. Na prática, dois ou mais discos rígidos são associados de forma lógica para obter-se algum tipo de benefício. Continue reading »