Como usar o EXPLAIN para perfilar o desempenho da consulta no Banco de Dados do Azure para MariaDB

 Banco de Dados, Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Linux, MySQL, Profissional de TI, Windows  Comentários desativados em Como usar o EXPLAIN para perfilar o desempenho da consulta no Banco de Dados do Azure para MariaDB
maio 232021
 

EXPLAIN é uma ferramenta útil para otimizar consultas. A instrução EXPLAIN pode ser utilizada para obter informações sobre como as instruções SQL são executadas. A saída a seguir mostra um exemplo da execução de uma instrução EXPLAIN.

SQL

mysql> EXPLAIN SELECT * FROM tb1 WHERE id=100\G
*************************** 1. row ***************************
           id: 1
  select_type: SIMPLE
        table: tb1
   partitions: NULL
         type: ALL
possible_keys: NULL
          key: NULL
      key_len: NULL
          ref: NULL
         rows: 995789
     filtered: 10.00
        Extra: Using where

Continue reading »

Windows 2016 Server convert Evaluation to Licensed version

 Clusterweb, ClusterWeb, Desktop, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Windows  Comentários desativados em Windows 2016 Server convert Evaluation to Licensed version
abr 282021
 

win16convertevaltolic01

Windows 2016 Server is available as 180-day trial for testing purposes and when the evaluation period expires, the machine stops working properly.

Since the trial is an Evaluation edition, the installed version cannot be licensed as a paid edition but needs to be converted first.

When you try to enter the product key, the following message is displayed:

win16convertevaltolic02

Continue reading »

out 262020
 

Nesse tutorial ensino a como fazer um script para backup incremental usando o Robocopy. Você vai aprender também como deixar o backup totalmente automático, usando o agendador de tarefas. E para finalizar vamos configurar o Gdrive para manter seus backups seguros na nuvem. Espero conseguir ajudar vocês com seus backups, mantendo seus arquivos acessíveis e seguros.

Copiar Arquivos do Google Drive Para Drive Compartilhados com Google Colab

 Backup, Clusterweb, ClusterWeb, Desktop, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI, Rclone, Windows  Comentários desativados em Copiar Arquivos do Google Drive Para Drive Compartilhados com Google Colab
set 092020
 

Recebo várias solicitações de como copiar um conteúdo compartilhado com você para dentro de um Drive Compartilhado (Drive de Equipes) sem a necessidade de fazer download e upload. Nesse tutorial, irei ensinar como fazer essa cópia entre drives de equipes, ou conteúdos compartilhados com você para dentro do seu drive, ou para dentro de um drive de equipes, sem precisar utilizar a sua internet, de forma bem simples utilizando de comandos linux no Google Colab.

Como Montar Serviços de Nuvem no Windows como HD Externo usando o Rclone

 Clusterweb, ClusterWeb, Debian, Leitura Recomendada, Linux, Midia, Profissional de TI, Redes, Sistemas de Armazenamento, Windows  Comentários desativados em Como Montar Serviços de Nuvem no Windows como HD Externo usando o Rclone
ago 012020
 

Nesse vídeo, irei demonstrar como montar qualquer serviço de cloud suportado pelo rclone, como um serviço, e ainda alterar o ícone do drive.

Pelo exemplo de montagem abaixo, você poderá utilizar inclusive seus vídeos em nuvens para criar um servidor de media como Plex, Emby, Jellyfin ou outro.

Requisitos:

1 – Sistema operacional Windows

2 – Rclone última versão

3 – Algum serviço de Nuvem suportado pelo rclone

4 – Fuse para Windows 5 – Nssm na pasta do rclone

Programas adicionais necessários:

1 – WinFsp

2 – Nssm

Opcional:

Programa Change Drive Icon:

Driver Icon

Exemplo de montagem:

mount –log-file C:\rclone\logs\rclone.log –log-level INFO –allow-non-empty –allow-other –fuse-flag sync_read –tpslimit 10 –tpslimit-burst 10 –dir-cache-time=160h –buffer-size=64M –attr-timeout=1s –vfs-read-chunk-size=2M –vfs-read-chunk-size-limit=2G –vfs-cache-max-age=5m –vfs-cache-mode=writes –cache-dir D:\DriveFSCache sftp: M: –config C:\Users\Usuario\.config\rclone\rclone.conf

Como ativar o logon automático no Windows

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Profissional de TI, Windows  Comentários desativados em Como ativar o logon automático no Windows
jul 232019
 

Resumo


Este artigo descreve como configurar o Windows para automatizar o processo de logon, armazenando a sua senha e outras informações pertinentes no banco de dados do Registro. Com esse recurso, outros usuários podem iniciar seu computador e usar a conta que você estabelecer para fazer logon automaticamente.

Importante O recurso de logon automático é fornecido como uma conveniência. No entanto, ele pode ser um risco de segurança. Se você definir um computador para fazer logon automático, qualquer pessoa que tiver acesso físico ao computador poderá acessar todo o seu conteúdo, incluindo as redes às quais o computador esteja conectado. Além disso, quando o logon automático está ativado, a senha é armazenada no Registro em texto sem formatação. A chave do Registro específica que armazena esse valor pode ser lida remotamente pelo grupo Usuários Autenticados. Essa configuração é recomendada apenas para casos em que o computador está fisicamente seguro e todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir que usuários não confiáveis não consigam acessar remotamente o Registro.

jul 202019
 

Se você possui contas Google Drive, Dropbox, OneDrive e outras opções, veja como fazer para usar vários serviços de armazenamento na nuvem com RcloneBrowser no Ubuntu, Arch Linux e derivados.

 

Use vários serviços de armazenamento na nuvem com RcloneBrowser

Continue reading »