Considerações iniciais
A finalidade deste artigo, é apenas didática. Como todos aqui sabem, invasão é crime e o autor pode responder e pegar até 1 ano de prisão (mais detalhes aqui).
Todos os testes foram feitos em minha rede particular. Não me responsabilizo pelo mau uso do mesmo.
Utilizei o Ubuntu 13.10.
O que é Reaver?
Reaver é uma ferramenta que pode ser utilizada para explorar uma
vulnerabilidade do protocolo WPS, utilizado pelas chaves do tipo WPA e WPA2, a fim de resgatar a senha configurada no aparelho roteador.
Ele realiza um ataque de brute force sobre o código PIN do roteador que é composto por 8 caracteres numéricos, onde o último é apenas um dígito de validação composto pela soma dos primeiros.
O PIN code é uma identificação numérica do router. Informando esse código corretamente para o roteador, ele informa qual a senha e SSID configurados no equipamento, ou seja, o ataque consiste em capturarmos o PIN code para depois obtermos a senha, independente de sua complexidade.
A falha no protocolo WPS e a consequente redução de possibilidades numéricas, torna possível recuperar a senha entre 4 e 10 horas, após um certo número de combinações do código PIN.
Se o ataque de força bruta fosse aplicado diretamente sobre a senha, dependendo de sua complexidade, poderia demorar semanas, até que a senha fosse quebrada, isso se ela existir em seu dicionário. Neste caso, como o ataque é feito no PIN code, a complexidade da senha não interfere no tempo de resposta do resultado final.
Método de defesa
A melhor contramedida que pode ser adotada para evitar este tipo de ataque, é desabilitar o protocolo WPS ou utilizar firmwares atualizados que limitem as mensagens trocadas entre o AP e os destinatários, bloqueando a troca de pacotes após um certo número de tentativas. Continue reading »