maio 312015
 

INTRODUÇÃO E CONSELHOS

 

Debian é um sistema robusto e confiável, mas ainda assim, pode ser facilmente “quebrado” pelos usuários iniciantes que não fazem as coisas seguindo o “modo Debian”.

Este artigo lista os erros mais comuns cometidos pelos usuários iniciantes. Alguns dos itens listados aqui podem ser feitos com segurança, mas somente se você tiver experiência suficiente para saber como corrigir o seu sistema quando as coisas derem errado.

A ideia geral a respeito destes conselhos, é que as consequências de um erro nem sempre são imediatas, e pode tornar futuras atualizações impossíveis sem uma reinstalação completa do sistema. Se para você é importante atualizar o sistema sem reinstalá-lo, tenha cuidado para não cometer os erros descritos abaixo.

Uma das principais vantagens do Debian, é o seu repositório com milhares de pacotes. Se você está migrando do Windows para o Debian, talvez esteja acostumado a instalar programas de sites aleatórios. No Debian, instalar programas a partir de sites aleatórios é um mau hábito. É sempre melhor buscar um programa a partir dos repositórios oficiais do Debian, se possível. Os pacotes dos repositórios Debian são estáveis, instalam sem problemas e são seguros.
Continue reading »

maio 302015
 

INTRODUÇÃO

 

São mostradas algumas práticas que podem quebrar o Debian, mas que são usadas por muitos usuários para extrair mais do sistema. Repito: mesmo sob o risco de criar problemas.

APT-PINNING + FRANKENDEBIAN

Essa prática permite o uso dos repositórios estável, de teste e instável no mesmo sistema. Assim, podemos ter acesso à pacotes que não estão nos repositórios da versão estável. Por exemplo, o TLP. No momento só está disponível para Debian Sid (instável).

Levando em conta que você está usando a versão estável, edite o sources.list e adicione os repositórios das outras versões (testing e unstable):

# nano /etc/apt/sources.list

Acrescente:

#Testing
deb http://ftp.br.debian.org/debian testing main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian testing main contrib non-free

#Unstable
deb http://ftp.br.debian.org/debian unstable main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian unstable main contrib non-free

Salve e feche.

Aí está seu frankendebian. Não atualize ainda. Agora vamos ao Apt-pinning.

Edite ou crie um novo arquivo:

# nano /etc/apt/preferences

Adicione o seguinte:

Package: *
Pin: release a=stable
Pin-Priority: 700

Package: *
Pin: release a=testing
Pin-Priority: 650

Package: *
Pin: release a=unstable
Pin-Priority: 600

As prioridades (600, 650 e 700) indicam que primeiramente um pacote será buscado pelo apt-get no repositório estável, se não existir, será buscado no repositório de teste e, por fim, no repositório instável.

Salve e feche o arquivo.
Continue reading »

maio 262015
 

Assine agora um plano de hospedagem ou cloud em um servidor com baixa latência e ótima infra-estrutura.

Segurança Controle

Aqui seu servidor ficará seguro, com proteção contra incêndios, ambiente climatizado, firewall a nível de rede, backups e replicações em servidores externos e muito mais… Aqui você não se preocupa com nada, nós fizemos isso para você…

99.99% Uptime

Baseado em nossa redundância de link, por possuirmos ambiente climatizado e geradores de energia elétrica, podemos garantir que seu servidor ou hospedagem ficará 99%* do tempo de contrato online…

Suporte Prêmio

Nossa empresa simplesmente não para! Temos equipe trabalhando 24H, Desde nossa equipe local até agentes tercerizados, sempre garantindo a melhor qualidade de serviço e zelando pelo nosso UPTIME… Venha ser nosso cliente…Publicidade - ClusterWeb