REDUZINDO PROBLEMAS DE ATUALIZAÇÕES NO DEBIAN, UBUNTU E DERIVADOS

 Backup, Banco de Dados, Clusterweb, ClusterWeb, Debian, Desktop, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI, Redes, Segurança, Ubuntu  Comentários desativados em REDUZINDO PROBLEMAS DE ATUALIZAÇÕES NO DEBIAN, UBUNTU E DERIVADOS
jul 312015
 

ONDE E PORQUE UTILIZAR ESSA ALTERAÇÃO

 

No longínquo ano de 2012 fiz uma configuração para o apt-get que reduzia bastante a quebra de pacotes na atualização de sistemas que usam empacotamento .deb, você pode conferir aqui:

Para facilitar a compreensão dos que não estão habituados aos nomes utilizados, sabe quando você instala um programa, ou vai atualizar o sistema e o instalador para antes do fim e então você às vezes não consegue mais instalar ou remover nada? É justamente uma solução para isso que proponho nesse artigo.

Se você tem curiosidade para saber o que as alterações fazem, continue lendo o artigo, se deseja apenas instalar essa melhoria em seu sistema, ao final do artigo está o link para download e instalação.

Explicação sobre porquê e onde utilizar a modificação:

Talvez o que mais me incomode nas distribuições como um todo seja o processo de atualização, que tende a ocasionalmente quebrar o sistema, utilizo diariamente distribuições que utilizam pacotes .deb há mais de 10 anos e observei que o gerenciador de pacotes considera como pacote quebrado uma séria de pequenas falhas na execução de scripts de pós-instalação, o que na verdade em nada interferem no uso do sistema. Porém, ao considerar que o pacote está quebrado ficamos com todo o gerenciador de pacotes comprometido, até que seja dada uma solução para esse determinado pacote.

jul 302015
 

DESCRIÇÃO DO SCRIPT

 

Pessoal,

Eu comecei a escrever scripts há muito pouco tempo, então, não sou muito bom em fazê-los, sou iniciante nessa área, portanto, podem haver coisas que vocês saibam fazer diferente e melhor.

Este script está funcionando perfeitamente nesse cliente, porém, caso vocês tenham novas ideias, novas formas de fazer as funções e processos aqui apresentados, conto com a ajuda e colaboração de vocês a fim de melhorar e aprimorar esse script.

Espero ajudar quem um dia vir a ter a mesma necessidade que eu tive.

Este script foi construído para suprir a necessidade de ter alta disponibilidade de internet. O mesmo está rodando em um servidor de firewall (CentOS 5).

O script é divido em dois arquivos, o link_rendundante e o monitor_link:

  • link_redundante – esse arquivo contém todas as funções e a lógica do script.
  • monitor_link – esse arquivo é o daemon, que roda e monitora o arquivo link_redundante.

Continue reading »

jul 292015
 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

Este artigo tem como principal objetivo orientar a implantação de um servidor para oferecer os serviços de proxy transparente, armazenamento/compartilhamento de arquivos e controle de acesso, além de servir a novos usuários do GNU/Linux como referência preliminar para estudo. O S.O. escolhido para implantação será a última versão estável do Debian 8, em virtude desta escolha os seguintes pacotes farão parte desta instalação:

  • Squid 3
  • ISC DHCP Server
  • CUPS
  • Samba
  • BIND 9
  • Sarg
  • NFS
  • NTP
  • Apache 2

Para a implantação do servidor utilizaremos como checklist as seguintes etapas:

  1. Configuração das interfaces de rede.
  2. Atualização do S.O. e instalação dos pacotes.
  3. Configuração do servidor DHCP.
  4. Definição de firewall e redirecionamento.
  5. Configuração do Squid e possibilidade de compilação para escuta da porta 443 (HTTPS).
  6. Ajustes no Sarg para gerar relatórios de acesso.

Continue reading »

jul 192015
 

ótima solução para minimizar custos com infraestrutura e diminuir paradas importunas devido a queda de energia, mal funcionamento de hardware e etc…

– QUEM JÁ PROCUROU AJUDA DE COMO COLOCAR SEU MK-AUTH NAS NUVENS E NÃO ENTENDEU COMO FAZER;

–  QUEM ESTEJA QUERENDO MUDAR SUA ESTRUTURA PARA MINIMINIZAR PROBLEMAS COM INFRA-ESTRUTURA LOCAL, O CLOUD COMPUTER E UMA ÓTIMA SOLUÇÃO.

Continue reading »

Como instalar Cinnamon 2.6 no Ubuntu 14.04 e 15.04

 Clusterweb, ClusterWeb, Debian, Desktop, Leitura Recomendada, Linux, Midia, Profissional de TI, Ubuntu  Comentários desativados em Como instalar Cinnamon 2.6 no Ubuntu 14.04 e 15.04
jul 152015
 

O Cinnamon 2.6 traz algumas mudanças importantes, como a melhoria do suporte a multiplos (com multi-painel), configurações do sistema redesenhado e reorganizado, um gerenciador de plugins para Nemo, bem como várias outras mudanças que devem trazer melhor capacidade de resposta, tempos de e uso da .

Agora, os painéis podem agora ser adicionados, removidos e configurados individualmente (não há mais um painel predefinido de layouts) e você pode colocá-los em qualquer . Você pode até mesmo copiar as configurações de um painel ou mover um painel em um local diferente.
cinnamon26-individual-panel-settings

Continue reading »

jul 132015
 

Neste guia vamos ensinar como usar os logs do Exim em seu VPS/Cloud ou servidor dedicado para encontrar possíveis tentativas de spammers usando scripts para envio de e-mails não solicitados, a fim de retransmitir o spam de seu servidor.

Como é que o spam são enviados do meu servidor?

Você pode ter um recurso de “informar a um amigo”, um sistema de alerta ou campo para recebimento de newsletter em seu site. Se você não tiver cuidado, por vezes, estes podem ser explorados por bots para fins de spam. Isso pode prejudicar a reputação de envio de seu endereço de IP, e levar a problemas, como fazer você acabar em uma blacklist.

Como faço para parar o spam vindo do meu servidor?

Exim, ou o MTA (Mail Transfer Agent) em seu servidor lida com as entregas de e-mail. Toda a atividade de e-mail é registrada incluindo e-mailsenviados a partir de scripts. Ele faz isso registrando a pasta a partir de onde o script foi executado.
Continue reading »