set 282015
 

Assine agora um plano de hospedagem, cloud ou Dedicado, ótima infra-estrutura.

Veja nossos Planos e Serviços:

https://goo.gl/VZPSIA

Curta nossa Página –

https://goo.gl/x9W6hD

Publicidade - ClusterWeb - Cloud-00

set 282015
 

Not to lose mails when main mail server is down, best solution is – mx backup server.

This is configuration to have backup mx server set up and running.

create /etc/postfix/relaydomains with contents:

then to create map for postfix – run:

Continue reading »

COMO ENCONTRAR O NETID E O BROADCAST DE UMA DETERMINADA REDE

 Clusterweb, ClusterWeb, Debian, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI, Redes, Segurança, Ubuntu  Comentários desativados em COMO ENCONTRAR O NETID E O BROADCAST DE UMA DETERMINADA REDE
set 052015
 

Autor: Wandson Sandro Rebelo Ramos <wanndson at gmail.com>

INTRODUÇÃO

 

Entender como funciona uma rede muitas vezes parece ser complicado, mas na verdade só basta ter um pouco de tempo para se dedicar e entender o que realmente você quer fazer. Sou professor de Redes de Computadores, e por muito tempo vi que meus alunos sempre esbarravam na parte de dividir a rede e tentar entender como funciona as máscaras, como repartir um determinado bloco e como é esse “negócio” de subnet, como muitos deles falavam.

Quando tem um IP que tem que descobrir o NetID e o Broadcast, isso muitas vezes parece ser coisa de outro mundo. Eu não lecionava para eles nos primeiros semestres, mas sim, do terceiro em diante. Neste período a maioria não entendia os conceitos de Início de Rede e Final de Rede e nas aulas de Linux e Serviços de Rede, isso me atrapalhava um pouco para ir adiante. Sei que também não era culpa dos meus colegas, pois eles repassavam da mesma maneira que foram ensinados. Então a partir do tempo que entrei para lecionar em uma Faculdade, resolvi testar este método, funcionou muito bem, muitos até fizeram prova de concurso e foram muito bem, agora que estou no Ensino Médio Profissionalizante, vejo que posso fazer isso mais cedo com os alunos, com isso eles ganham mais conhecimento e quando entram na faculdade já verificam coisas mais avançadas.

Então resolvi testar este método que já vinha usando quando trabalhava numa ISP (Internet Service Provider) na cidade aonde estou agora e aproveitar para o restante das pessoas que ainda tem dúvida.

Este método ajudou muitos deles a entender melhor o Início da Rede e Final da Rede, o range e as subnets que compunham uma determinada classe de IPs. Venho fazendo isso desde de 2003 e sempre me ajudou, principalmente no trabalho. Acredito que em provas da CISCO como o CCNA e da LPI do Linux, isso pode ser útil para poupar tempo na hora da execução da mesma.

Continue reading »