Zimbra Letsencrypt SSL

 Apache2, CentOS 7 / RHEL 7, Clusterweb, ClusterWeb, Linux, Profissional de TI, Redes, Segurança, Zimbra  Comentários desativados em Zimbra Letsencrypt SSL
ago 022018
 

Olá ! Nesse artigo eu gostaria de compartilhar com vocês as orientações para implementar um certificado válido e gratuito da Let’s Encrypt no Zimbra.

(Essa implementação é idêntica para a versões Open Source, Suite Plus e Network)

Tenho observado que mesmo com a divulgação dos certificados gratuitos da Let’s Encrypt e a diminuição do custo de certificados assinados no Brasil em geral, muitos administradores Zimbra ainda não implementaram um certificado válido no seu ambiente.

Vamos ao que interessa ! 

A emissão de certificados pela Let’s Encrypt é bem simples: Você instala o pacote, solicita o certificado com o nome principal e nomes alternativos (opcional) que deseja e a validação é efetuada através de consultas DNS: Se a sua solicitação estiver partindo do endereço IP para qual o(s) endereço(s) resolve(m), o certificado será emitido.

(Também é possível efetuar a validação com uma URL específica, espero abordar isso em um próximo artigo)

A solicitação pode ser executada no próprio servidor Zimbra (se a requisição na Let’s Encrypt chegar com o endereço IP do endereço requisitado), para isso, é necessário parar o serviço de Proxy OU Mailbox (aquele que estiver respondendo pelas requisições dos clientes nas portas 80 e 443):

zmproxyctl stop
zmmailboxdctl stop

Continue reading »

Ataques na Internet

 Clusterweb, ClusterWeb, Leitura Recomendada, Midia, Profissional de TI, Redes, Segurança  Comentários desativados em Ataques na Internet
ago 022018
 

3. Ataques na Internet

[Ataques na Internet]

Ataques costumam ocorrer na Internet com diversos objetivos, visando diferentes alvos e usando variadas técnicas. Qualquer serviço, computador ou rede que seja acessível via Internet pode ser alvo de um ataque, assim como qualquer computador com acesso à Internet pode participar de um ataque.

Os motivos que levam os atacantes a desferir ataques na Internet são bastante diversos, variando da simples diversão até a realização de ações criminosas. Alguns exemplos são:

Demonstração de poder: mostrar a uma empresa que ela pode ser invadida ou ter os serviços suspensos e, assim, tentar vender serviços ou chantageá-la para que o ataque não ocorra novamente.
Prestígio: vangloriar-se, perante outros atacantes, por ter conseguido invadir computadores, tornar serviços inacessíveis ou desfigurar sites considerados visados ou difíceis de serem atacados; disputar com outros atacantes ou grupos de atacantes para revelar quem consegue realizar o maior número de ataques ou ser o primeiro a conseguir atingir um determinado alvo.
Motivações financeiras: coletar e utilizar informações confidenciais de usuários para aplicar golpes (mais detalhes no Capítulo Golpes na Internet).
Motivações ideológicas: tornar inacessível ou invadir sites que divulguem conteúdo contrário à opinião do atacante; divulgar mensagens de apoio ou contrárias a uma determinada ideologia.
Motivações comerciais: tornar inacessível ou invadir sites e computadores de empresas concorrentes, para tentar impedir o acesso dos clientes ou comprometer a reputação destas empresas.

Continue reading »