Instalando o GRUB
Você instalou o Windows após instalar o Linux e perdeu o GRUB? Tentou alterar alguma configuração e o GRUB sumiu? Ou a instalação do Linux deu errado justamente na instalação do GRUB?
Seus problemas acabaram!! Vamos instalar o GRUB usando um CD de instalação do Debian.
Esta situação é muito comum quando instalamos o Windows após instalar uma distribuição Linux. Isto ocorre por uma prática ‘egocêntrica’ do Windows. Ele ‘pensa’ que só existe ele mesmo como sistema operacional, e portanto, apaga o acesso aos demais.
Bom, brincadeiras à parte, para evitar perder tempo, é sempre recomendado o seguinte: instale primeiro o Windows e só depois instale o Linux. Isso deixa tudo na ordem certa, sem maiores dores de cabeça.
Mas se por qualquer motivo você precisou instalar o Windows depois do Linux, então muito provavelmente precisará recuperar o gerenciador de inicialização. Então vamos ao que interessa.
Pegue seu CD de instalação do Debian e inicie o computador por ele. Você verá uma tela parecida com esta logo abaixo, podendo mudar algum detalhe (dependendo da versão do Debian usada):
Nesta tela, escolha ‘Advanced options’. Dentre as opções disponíveis, escolha ‘Rescue mode’ (ou ‘Grafical Rescue Mode’, tanto faz). Daí, o CD levará você para alguns passos que parecem uma instalação padrão do Debian, mas só parece.
Nos passos seguintes, escolha o idioma e você terá a tela já em nosso bom Português (se assim escolheu). A próxima tela vai direto para o detector de disco, pulando a parte do particionamento. Isso é esperado, já que não estamos instalando o sistema.
Estamos no ‘Modo de recuperação’ conforme pode ver no alto de sua tela. Escolha a partição onde o Linux está instalado, e continue para o próximo passo.
Na tela seguinte, você verá as opções de recuperação:
Escolha a opção ‘Reinstalar o carregador de inicialização GRUB’. Comigo, após este passo, o GRUB foi reinstalado e só precisei sair do modo de recuperação, reinicializando a máquina.
Mas se não funcionar na sua máquina, escolha a opção ‘Executar um shell em /dev/sdaX’. Onde ‘sdaX’ indica a partição onde seu Linux está instalado.
Escolhendo esta opção, aparece um terminal onde você deve digitar o comando:
# grub-install /dev/sda
E após o comando, você verá a saída abaixo:
Pronto. Instalamos, ou recuperamos, o GRUB.
Agora basta sair das configurações e reinicializar a máquina. Para isso, na tela principal escolha a opção ‘Abortar a instalação’.
Aparecerá a mensagem abaixo, mas não se assuste. Pode reiniciar a máquina.
Maravilha, tudo certo! Agora é só usufruir os seus sistemas.
Sofri muito para encontrar um modo simples de fazer esta recuperação, até encontrar a forma mostrada aqui. Há vários outros caminhos, mas acho que este é um dos mais simples.