Servidores Linux, Squid e BlackList.

Atualizando as blacklists

Além do filtro com base em palavras, o DansGuardian utiliza uma lista de sites proibidos, que sequer chegam a ser acessados. Por padrão, o DansGuardian vem com uma lista muito pequena e desatualizada, apenas como exemplo. Para efetivamente usar este recurso, é preciso baixar uma lista mais elaborada.

Você pode baixar uma lista longa e atualizada no http://urlblacklist.com/, o mesmo site que citei no tópico sobre o SquidGuard. As listas do UrlBlacklist são mais adequadas para uso no DansGuardian, pois incluem também listas de termos (que são usadas pelo DansGuardian para complementar o filtro estático baseado em URLs), mas ele possui a desvantagem de ser um serviço não-gratuito, onde você precisa assinar o serviço para ter acesso completo às listas.

O link completo para a versão mais recente é:
http://urlblacklist.com/cgi-bin/commercialdownload.pl?type=download&file=bigblacklist

Para instalar, basta descompactar o arquivo e mover o conteúdo para dentro da pasta “/etc/dansguardian/”, substituindo a pasta “/etc/dansguardian/blacklists” existente:

$ tar -zxvf bigblacklist.tar.gz
# cp -a –reply=yes blacklists/ /etc/dansguardian/

Depois de instalar o arquivão completo, você pode usar o script de atualização, disponível no site, para baixar atualizações de forma automática. Baixe-o em:
http://urlblacklist.com/downloads/UpdateBL

Basta ativar a permissão de execução e executá-lo. Em algumas distribuições é preciso criar a pasta “/var/lib/lrpkg/”, onde ele guarda os logs. Sem esta pasta, ele exibe um erro e não conclui a atualização.

# mkdir -p /var/lib/lrpkg/
# chmod +x UpdateBL
# ./UpdateBL

O pacote inclui várias listas diferentes, separadas por assunto. Assim como na lista do Shalla’s, as listas incluem muitos assuntos inocentes como, “cellphones”, “sports” e “childcare” (saúde infantil). Ele não é uma “blacklist” no sentido estrito da palavra, mas sim um conjunto de listas que incluem também sites sobre conteúdos diversos. A idéia aqui é que você pode bloquear todos os assuntos desejados.

Dentro de cada uma das subpastas, você encontra três arquivos: domains (sites completamente bloqueados), expressions (palavras comumente encontradas em sites de conteúdo impróprio) e urls (páginas específicas, dentro de sites permitidos). Para ativar o uso das blacklists, edite os arquivos “/etc/dansguardian/bannedsitelist” e “/etc/dansguardian/bannedurllist“, adicionando (ou descomentando) as linhas referentes às categorias que devem ser ativadas.

Para bloquear páginas de conteúdo adulto (adult), drogas (drugs), páginas pornográficas (porn) e warez, adicione (ou descomente) no arquivo “/etc/dansguardian/bannedurllist” as linhas:

.Include</etc/dansguardian/blacklists/adult/urls>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/drugs/urls>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/porn/urls>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/warez/urls>

No arquivo “/etc/dansguardian/bannedsitelist” vão as linhas:

.Include</etc/dansguardian/blacklists/adult/domains>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/drugs/domains>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/porn/domains>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/warez/domains>

Você pode usar também os arquivos com expressões proibidas, incluídos no pacote para reforçar a lista adicional, com os termos em português, que já ativamos anteriormente. Para isso, abra novamente o arquivo “/etc/dansguardian/bannedphraselist” e adicione as linhas:

.Include</etc/dansguardian/blacklists/adult/expressions>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/drugs/expressions>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/porn/expressions>
.Include</etc/dansguardian/blacklists/warez/expressions>

Faça o mesmo com outras categorias que quiser adicionar.

Rolar para cima