Switch

Um switch, que pode ser traduzido como comutador, é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar quadros (ou tramas em Portugal, e frames em inglês) entre os diversos nós. Possuem diversas portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre o comutador e o concentrador é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um segmento diferente, o que significa que não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferentes — ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.

Funcionamento
Os comutadores operam semelhantemente a um sistema telefônico com linhas privadas. Nesse sistema, quando uma pessoa liga para outra a central telefônica as conectará em uma linha dedicada, possibilitando um maior número de conversações simultâneas.
Os comutadores não propagam domínios de colisão (isto é não difundem os PDUs para todas as interfaces), mas propagam broadcasts ao contrário dos roteadores.

Um comutador pode comutar em várias camadas, e os mais usuais operam nas camadas 1, 2, 3 e 4 do modelo OSI de referência, mas existem outros Switches que trabalham nas camadas acima 5, 6 e 7.
Camada 1 representa a camada fisica representando os padrões de cabeamento e conectividade, com isso todos os Switches operam nesta camada.
Camada 2 (camada de enlace) encaminha os pacotes de acordo com o endereço MAC de destino, e é destinado a redes locais para segmentação.
Camada 3 (camada de rede) herda algumas propriedades dos roteadores (routers), roteando os pacotes entre redes ou sub-bredes diferentes.
Camada 4 (camada de transporte) é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada 5(camada de sessão), ou seja, é parte central de toda a hierarquia de protocolos. Sua tarefa é prover o transporte econômico e confiável de dados, independente da rede física ou das redes atualmente em uso.

Podemos classificar os switches da seguinte forma:

Switch CORE
Esta categoria engloba os switches que irão concentrar grandes redes (acima de 1000 pontos), podendo se conectar diretamente aos switches de Distribuição ou até mesmo aos switches de Acesso.
Normalmente suas principais portas são Gigabit e 10Gigabits.

Switch de Distribuição
Esta categoria engloba os switches de alta performance, gerenciáveis e empilháveis, que normalmente segmentam a rede criando uma interligação entre o switch CORE e os switches de Acesso. Podem também trabalhar como switch CORE agregando servidores em redes de pequeno e médio porte (acima de 100 pontos).

Switch SMB
Esta categoria engloba switches de 16 até 48 portas com recursos de gerenciamento e opções para links em fibra óptica, ideal para uso geral em pequenas e médias empresas, podendo também ser utilizado como switch de Acesso para grandes empresas, normalmente no padrão em Rack 19”.

Switch SOHO
Esta categoria engloba pequenos switches com 5 e 8 portas gerenciáveis ou não e Switches de 16 e 24 portas não gerenciáveis, para pequenos grupos de trabalho, pequenas empresas e até pequenos departamentos de grandes empresas, podendo ser instalado em cima de mesas ou rack.

Rolar para cima