Instalação automática do OCS Client usando GPO…

Instalação automática do OCS Client usando GPO

Você que administra um rede com mais de 50 computadores sabe como é complicado fazer o controle do parque no que diz respeito as configurações e a localização dessas máquinas nos setores e seus usuários, para isso temos o OCS Inventory e o GLPI para ajudar com esse trabalho. Mas como tudo que é bom as vezes tras um pouco de trabalho, e o OCS não foge a regra. O OCS Inventory para coletar as informações, necessita que um aplicativo cliente seja instalado na máquina monitorada, para isso existem duas maneiras:

  1. Indo na máquina e instalando
  2. Fazendo isso automáticamente

Nesse artigo mostro como fazer uma das várias maneiras de instalação automatizada do aplicativo cliente do OCS Inventory. Vamos fazer este procedimento usando GPO do Active Diretory, mãos a obra.

 

1 – Criando um instalador personalizado

Para iniciarmos nosso processo, precisamos de um palicativo que encontra-se no site do OCS Inventory chamado OCS Packger, que pode ser baixado no seguinte link:

http://launchpad.net/ocsinventory-windows-packager/ocs-agent-v4061-compatible/1.02/+download/OCSNG_WINDOWS_PACKAGER_1.02.zip

Outro programa que vai ser necessário para que este tutorial seja possivel é o executável do OCS Client, este pode ser baixado no link a seguir:

http://launchpad.net/ocsinventory-windows-agent/1.x/win32-agent-release-4061/+download/OCSNG_WINDOWS_AGENT_4061.1.zip

de posse desses dois aplicativos, vamos ao que interessa.

1.1 – Criando executável de auto instalação

Para iniciar o processo, vamos abrir o aplicativo OCS Packger, sua interface é bem simples e intuítiva, onde apenas dois campos vão ser preenchidos. A tela inicial e ela preenchida podem ser vista abaixo:

Os dois campos que vão usar para configurar o executável para a instalação automática, será o Exe file onde vai ser adicionado o caminho para o executável do OSC Client e o campo Command line options onde vai ser adicionado a seguinte linha de comando:

/S /NOW /SERVER:IP-DO-SERVIDOR-OCS /PNUM:80 /NP /INSTALL /DEBUG

por fim é preciso adicionar o usuário com poderes administrativos para instalar a apalicação, nos dois ultimos campos desta tela. Caso queira usar um usuário do dominio adicione da seguinte maneira: DOMINIO\Administrador

Clique no botão Next, na proxima tela, adicione o local onde vai ser colocado o executável final.

Depois de escolher o local, clique no botão OK, neste momento vai ser iniciado o processo de criação do executável para ser adicionado no controlador de dominio, ao final do processo, uma tela será mostrada informando da criação com sucesso, clique em OK

Procure no local pelo arquivo gerado pela aplicação, neste processo demonstrado acima, ao encontra-lo, renomeie o mesmo para o ip do servidor onde esta instalado o OCS Inventory, como podemos ver no exemplo abaixo:

Com isso termina o primeiro passo, agora vamos configurar este aplicativo no controlador de dominio.

1.2 – Configurando GPO no Controlador de Dominio

Iniciando a configuração do controlador de dominio, primeiramente acesse seu controlador de dominio, abra o editor de GPO, neste exemplo está sendo usando o aplicativo Group Police Manager.

Agora, na pasta Group Police Objects, crie uma nova GPO clicando com o botão direito do mouse e coloque com um nome a sua escolha, neste exemplo dei o nome de OCS Cliente.

Com a GPO criada, clique com o botão direito e em seguida escolha a opção editar

A tela de configurações da GPO será aberta, como vista abaixo

Agora, vamos entrar em Configuração do computador, em seguida Configurações do Windows e por fim Scripts (inicialização/encerramento). No lado esquerdo existem duas opções, escolha a opção Inicializar, clique com o botão direito e escolha Propriedades.

A tela de propriedades vai ser aberta como vista abaixo, e nela vamos adicionar o arquivo de configuramos no primeiro passo desse artigo.

Nesta tela, clique em Adicionar…, vai ser mostrado uma nova tela, onde no primeiro campo vamos adicionar o caminho para o executável do aplicativo. Para isso clique no botão Procurar…

A tela abaixo mostra um diretório onde devemos colocar o arquivo criado, então, caso tenha criado o arquivo em um outro computador que não tenha sido o controlador de dominio, transfira o arquivo para o computador servidor, em seguida localize este arquivo e copie ele para dentro desta pasta, ficando como mostra a figura:

depois é só clicar em Abrir e voltaremos a telaanterior. Para finalizar vamos adicionar a seguinte linha de comando descrita abaixo no segundo campo disponível.

/S /NOW /SERVER:192.168.11.251 /PNUM:80 /NP /INSTALL /DEBUG

então esta tela ficará com a seguinte configuração:

Agora é só clicar em OK e confirmar as telas seguintes e lincar a gpo criada as OU’s que vão recebe-la. Espeque que as diretivas sejam atualizadas nas máquinas cliente e quando estas logarem novamente no servidor, o OCS Cliente sera instalado antes mesmo de aparecer a tela para inserir usuário e senha.

3 – Considerações finais

  1. A linha de comando descrita neste exemplo, pode ser alterada a seu gosto;
  2. Todo procedimento foi executando no Windows Server 2003 R2, então não sei se este mesmo passo a passo se aplica a versão Server 2008, mas acredito que sim;
  3. Se já existir alguma instalação anterior do OCS Cliente na máquina adiciono o string /FORCE na linha de comando para que ele force a sincronização
  4. Após instalado o OCS Cliente automaticamente já inicia a varredura dos componentes da máquina e as envia para o servidor, caso isso não ocorra, pode ter acontecido duas coisas:
    1. A versão do cliente não esta compativel com a versão servidor ( A versão mais nova não estável do cliente não funcionou corretamente comigo)
    2. A linha de comando não esta feita para a realidade do seu servidor, então reveja a linha e altere para sua realidade.

Bom pessoal acho que é isso, espore que este artigo ajude vocês a diminuirem um pouco do trabalho no deploy desse aplicativo que sem sombra de dúvidas é uma maravilha e ajuda bastante a equipe de suporte.

Rolar para cima