Implantando o WSUS: Instalando e configurando o Windows Server Update Services

Dando continuidade à implantação do Windows Server Update Services, nesse artigo vou mostrar passo a passo tudo que você precisa saber para que a sua instalação e configuração sejam bem sucedidas.

Após concluir o download do instalador do WSUS (http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyId=F87B4C5E-4161-48AF-9FF8-A96993C688DF&displaylang=en), basta executar o aplicativo para que a instalação seja iniciada.

 

Na tela de boas vindas para instalação do WSUS clique em Avançar.
Na tela Seleção do Modo de Instalação certifique-se que a opção Instalação completa do servidor incluindo o Console de Administração está selecionada e clique em Avançar.
Na tela Contrato de Licença aceite os termos do e clique em Avançar.
Na tela Selecionar a Origem de Atualização, selecione o local de armazenamentos dos updates. Para usar o local padrão clique em Avançar.
Na tela Opções de Banco de Dados, selecione o local de armazenamento da instalação do WSUS. Para usar o local padrão clique em Avançar.
Na tela Seleção do Site clique em Avançar.
Na tela Pronto para instalar o Windows Server Updates Services 3.0 SP1 revise as configurações definidas e clique em Avançar.
A instalação do WSUS 3.0 será iniciada.

Ao término da instalação o assistente de configuração será iniciado.

Na tela Antes de Iniciar clique em Avançar.
Na tela Ingressar no Programa de Aperfeiçoamento do Microsoft Update, decida se quer ou não ingressar no programa mantendo marcada ou desmarcando a caixa de seleção e clique em Avançar.

O posicionamento do WSUS na sua estrutura pode ser definido para se conectar diretamente ao servidor do Windows Update ou a um servidor WSUS existente.

Na tela Escolher Servidor Upstream, selecione a opção Sincronizar a partir do Microsoft Update e clique em Avançar.
Na tela Especificar Servidor Proxy, informe, se houver, o endereço do servidor Proxy da sua empresa e clique em Avançar.

A próxima etapa requer que você tenha uma conexão com a internet, em caso de ter optado pela conexão com o Windows Update, ou com o servidor WSUS upstream selecionado. Sem essa conexão não será possível prosseguir com a configuração. Nessa hora são conhecidos os produtos e idiomas para os quais o seu WSUS distribuirá as atualizações.

Na tela Conectar ao Servidor Upstream clique em Iniciar Conexão.
Após terminar o download das configurações clique em Avançar.

As próximas três etapas só estarão disponíveis para personalização se o seu WSUS estiver conectado com o Windows Update. Caso a conexão tenha sido feita com um servidor WSUS, as configurações serão limitadas às configurações existentes no servidor WSUS de upstream.

Na tela Escolher Idiomas selecione quais os idiomas que o WSUS deve fazer download das atualizações e clique em Avançar.
Na tela Escolher Produtos selecione quais os produtos que o WSUS deve fazer download das atualizações e clique em Avançar.
Na tela Escolher Classificações selecione os tipos de atualizações que devem ser baixadas e clique em Avançar.
Na tela Definir Agenda de Sincronização informe qual o horário o WSUS deve fazer download das atualizações e clique em Avançar.
Na tela Concluído clique em Concluir.

Com isso a instalação e a configuração inicial do WSUS está completa. No próximo artigo mostrarei como configurar o ambiente para que os clientes WSUS baixem as atualizações e mais alguns aspectos do console de gerenciamento do WSUS.

Rolar para cima