MEU LINUX, MINHA VIDA!

O INÍCIO…

 

Comecei com GNU/Linux aos meus 11 anos. Algo muito complexo naquela época para mim, devido à falta de recurso que se tinha, não era como hoje, que conseguimos ter um grande portal como o Viva ao Linux para tirarmos nossas dúvidas. Após 1 semana de uso, tive um “nojo” de Linux – ahhah! Quem nunca, não é/

Aos 17 anos, quando comecei a estudar programação, a partir do incentivo de meu pai, que é atualmente programador a mais de 20 anos e com grande conhecimento na parte de redes e servidores, senti a necessidade de utilizar um sistema mais estável para programar e fazer outras tarefas, que não vem ao caso, foi aí que conheci Linux BackTrack 4, me apaixonei:

– “Teste de vulnerabilidades e tantas outras ferramentas, meu Deus, isso é um sonho.” (haha)

Esse foi meu pensamento na época, e realmente BackTrack foi um ótimo sistema para mim, e meu pai me ajudou bastante com algumas coisas que ele sabia sobre Linux.

Atualmente estou com 18 anos, trabalho em um provedor de internet e estou estudando para tirar minha certificação LPIC1. Utilizo o Kali Linux, “a evolução do BackTrack”, um sistema que gosto muito, mas chega de falar de mim.

Recentemente, voltei a ser ativo no fórum do VOL, vi a grande dificuldade de novos usuários do Linux e com matérias um pouco desatualizadas, resolvi tentar ajudar um pouco essas pessoas.

Uma pergunta que se vê muito é:

Qual distribuição é melhor para isso ou para aquilo, qual devo utilizar.

Então, aqui vai:

* Qual distribuição é melhor para mim?

Distribuições que EU indico para iniciantes são Ubuntu, Linux Mint, Fedora, entre outras, mas sinta-se livre para escolher a que você se interessar mais, todas as distribuições têm seus prós e contras.

Não vou citar aqui pois, sinceramente, não vejo a necessidade, e também porque vejo o Linux como um sistema “PERFEITO”. É claro, tem seus defeitos, mas comparado a outros sistemas por aí.

Segue links com os sites:

* Este último é a distribuição que cito no início do artigo, não indico para iniciantes, mas sinta-se livre para utilizar e aprender.

Outra pergunta muito comum é:

Como instalar o Linux?

Uma matéria do Olhar Digital demonstra de forma bem simples a instalação do Ubuntu, desde o processo de backup:

Após o sistema estar instalado “bunitinho”, começam os problemas:

Onde eu vou, como instalo tal coisa, cadê o Internet Explorer?” (Brincadeira)

Calma, jovem padawan.

Em vez de encher este artigo de dicas que com certeza terão centenas iguais, cito o artigo publicado pelo Clodoaldo em 23/04/2014, um usuário muito ativo na comunidade e com um guia muito completo:

Sistema atualizado, drivers instalados.

Hora de instalar o antivírus?

Uma outra dúvida de usuários iniciantes: o Linux é um sistema que necessita da aprovação, digamos assim, do usuário root, o super usuário ou administrador, como queria chamá-lo.

* Ele não executa arquivos “.exe” (pelo menos não sem a utilização do Wine, como por exemplo).

* Linux possui uma comunidade muito ativa e logo quando usuários percebem alguma falha no sistema ou algo errado, basta avisar o suporte de sua distribuição e, normalmente, essa falha é resolvida rapidamente por meio de uma atualização.

* Linux não possui tantos usuários como Windows, consequentemente, não é o alvo principal para vírus.

Pode-se sim, instalar antivírus se você sentir a necessidade, indico aqui o ESET Antivirus.

Aí vem a próxima dúvida:

Baixei um arquivo, por exemplo: .tar.gz, .tar.Z, .tgz, .tar.bz2, .tar.xz, mas o que é isso?

Vamos lá, aprendiz de Morpheus.

Arquivos compactados no Windows normalmente são .zip ou .rar. No Linux, arquivos compactados são os .tar.gz, .tar.Z, .tgz, .tar.bz2, .tar.x – apenas alguns exemplos. Hoje, graças à evolução do Linux, podemos descompactar os arquivos apenas com um clique, ou pelo método mais divertido, por linhas de comando.

Este guia feito pelo Sérgio em 24/04/2007, demonstra completo a instalação de programas no Linux com base em Debian e Red Hat:

Linux com base em Debian, Red Hat?

Como Linux é um sistema livre, código fonte aberto para qualquer pessoa pegar e modificar, distribuições novas podem ser criadas baseadas em Debian, Red Hat ou serem independentes.

Por exemplo, o Ubuntu tem sua base em Debian e o Fedora em Red Hat. Assim como sistemas podem ser baseados no Fedora ou no Ubuntu, como as mais conhecidas, o Linux Mint que é baseado no Ubuntu, consequentemente no Debian.

Bom, agora preciso escrever algo pra escola ou para faculdade, cadê o Microsoft Office?

No Linux temos excelentes aplicativos office gratuitos. (*-* melhor ainda)

O LibreOffice é um dos meus favoritos, com a interface mais parecida com a do Microsoft Office. Mas também temos o OpenOffice que é muito bom.

Tenho office, tenho tudo atualizado e certinho, um sistema liso e rodando perfeitamente, agora é só desfrutar disso. Porém, para aqueles que desejam ir além do que ter apenas um sistema rodando certinho e ter mais conhecimentos, indico este site com “Os 20 melhores E-books gratuitos sobre o GNU Linux”, publicado pelo Éder Saraiva Grigório:

CONCLUSÃO

Bem, esta foi um pouco da minha história.

Rolar para cima