LIVRENFE – O EMISSOR NFE OPEN SOURCE PARA LINUX

INSTALAÇÃO

 

Em 2016, o SEFAZ anunciou que o emissor de Nfe gratuito seria descontinuado. Isto me motivou a procurar algumas soluções open source para Linux de emissor de NFe, porém, não encontrei nenhum projeto que me atenda, só bibliotecas ou emissores para Windows.

Decidi começar um projeto do zero, um emissor de NFe para Linux como principal S.O. Já estou terminando os últimos detalhes para poder fazer o primeiro release beta e pensei em apresentá-lo neste site. Embora o SEFAZ já anunciou que o emissor gratuito deles não será mais descontinuado, talvez alguns de vocês estejam procurando outra alternativa para emitir Nfe usando ferramentas de código aberto.

O código está no GitHub. Abaixo, estão os passos para instalar o emissor no Debian 8.

PASSOS

1. Instalar dependências:

# apt-get install libsqlite3-dev curl libcurl4-openssl-dev libgtk-3-dev libssl-dev libxml2-dev libxstl1-dev git

2. Instalar “libp11”, versão 0.4.2, que não está disponível no repositório APT:

 wget https://github.com/OpenSC/libp11/releases/download/libp11-0.4.2/libp11-0.4.2.tar.gz
 tar xzvf libp11-0.4.2.tar.gz
 cd libp11-0.4.2
 ./configure && make
 sudo make install

3. Instalar “xmlsec”, versão 1.2.24, que não está disponível no repositório APT:

 git clone https://github.com/lsh123/xmlsec
 cd xmlsec
 autoreconf –install
 ./configure && make
 sudo make install

4. Instalar LivreNFE:

 cd livrenfe
 autoreconf –install
 ./configure && make
 sudo make install

5. Executar:

 livrenfe

CONCLUSÃO

Este emissor está desenhado para atender às necessidades de uma empresa pequena, ou média, e pode ser bastante melhorado. Cada setor emite notas fiscais usando alguns impostos/campos específicos e eu implementei os que eu preciso para emitir minhas notas fiscais, portanto, qualquer contribuição ao desenvolvimento deste projeto, é bem-vindo.

Por enquanto, só foi implementada a funcionalidade de emissão de notas fiscais com certificado A3, logo implementarei os certificados A1 também (precisarei de ajuda para testar isso). Ainda faltam implementar funcionalidades muito desejáveis no emissor, como exportação de DANFE e XML.

Também farei isto assim que puder para o primeiro release. Por enquanto, o emissor está disponível para testes em homologação. Espero que seja útil.

Rolar para cima