REDE TOR PARA INICIANTES

INTRODUÇÃO

 

A rede Tor é o que comumente chamamos de deep web, onde é possível encontrar diversos sites que não são indexados pelo Google e algumas outras ferramentas. A rede Tor é composta por um grupo de servidores voluntários que permite que as pessoas naveguem com privacidade e segurança.

Quando um usuário usa o navegador Tor, são realizadas diversas conexões com túneis virtuais até a destino original ser alcançado. Isso permite que você navegue em redes públicas sem comprometer a sua privacidade na rede. Na rede Tor é possível que você publique seu site sem precisar revelar sua atual localização. A principal ideia do Tor Project é ajudar as pessoas em países onde existe censura e monitoramento da internet, possibilitando assim que você se conecte de forma anônima.

Nesse artigo não é abordado como realizar o download e a instalação do navegador Tor, para isso você pode verificar nesse link:

MANTENDO O ANONIMATO

A deep web contém diversos conteúdos que podem ser usados de maneira útil, mas também possui uma gama de sites com conteúdos inapropriados. É extremamente fácil acessar a dark web e detectar se você não está tomando as precauções certas. O Tor não pode resolver todos os problemas de anonimato, é focado em proteger o transporte dos dados, então, é necessário tomar algumas outras precauções. Não coloque seu nome ou qualquer outra informação pessoal em formulários web. Desabilite o JavaScript do navegador. Quando realizar o download de um arquivo, é aconselhável que você abra ele enquanto não estiver conectado na internet. Caso queira uma proteção a mais, pode usar VPN em seu computador.

TERMINAÇÃO .ONION

A terminação .onion é semelhante ao conceito de .bitnet utilizado antigamente. A terminação é utilizada para sites e serviços que estão dentro da rede Tor . Esses endereços não são DNS reais, mas com o navegador adequado, é possível acessar sites com terminação .onion através do envio de pedidos pela rede Tor.

POR ONDE COMEÇAR

A quantidade de informações que podemos encontrar na rede Tor é vasta, ainda mais que os conteúdos não são indexados, isso torna as coisas um pouco mais complicadas em quesitos de localizar informações e a transforma em um terreno pouco explorado. Digamos que podemos encontrar de tudo, como notícias, fóruns de discussões, artigos de variados temas, documentos sigilosos de guerra, grandes bibliotecas etc.

Não espere encontrar sites com HTML e CSS avançados, a maioria dos sites possuem aparência de 10 anos atrás. A navegação na rede Tor é feita através de links, existem páginas que contém uma série de links para serem explorados. Um exemplo, é o The Hidden Wiki, um dos mais famosos sites de links. Nele é possível achar os links de acordo com as categorias e artigos em formato wiki.

Link para o The Hidden Wiki: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion

E-MAILS ANÔNIMOS

A rede Tor é repleta de serviços de e-mail que garantem total anonimato em enviar e receber e-mails. Abaixo temos uma lista de e-mails anônimos, lembrando que alguns e-mails só podem ser acessados na rede Tor.

Mail2Tor

Mail2tor é um serviço de e-mail da rede Tor que permite mandar e receber e-mails de modo anônimo. Mail2tor garante completo anonimato e comunicação privada para qualquer um que manda e recebe e-mails. O serviço surgiu com o Tor Project, suporta SMTP, IMAP e POP3. Nenhum e-mail fica armazenado nos servidores do Mail2Tor.

Link Mail2Tor: http://mail2tor2zyjdctd.onion

ProntonMail

ProtonMail é um serviço de e-mail criptografado, lançado em 2013 após as revelações de Edward Snowden sobre a NSA. O ProtonMail oferece um serviço de autodestruição das mensagens e criptografia simétrica.

Link ProtonMail: https://protonirockerxow.onion

Guerrilla Mail

Guerrilla Mail fornece e-mails temporários, sem registro e gera um e-mail anônimo para uso. Todos os e-mails enviados são apagados em 24 horas. Guerrilla Mail não precisa ser necessariamente acessado pela rede Tor.

Link Guerrilla Mail: http://grrmailb3fxpjbwm.onion

SEGURANÇA NA REDE

Conforme mencionado acima, o navegador Tor não vai garantir 100% de anonimato. Então, para alguns usuários que necessitam de mais privacidade, é possível criar um ambiente que seja descartado após o uso. Usamos o chamado Tails (The Amnesiac Incognito Live System).

Trata-se de uma distribuição Linux baseada no Debian que simula um sistema operacional, que após o uso pode ser descartável. A rede Tor está cheia de conteúdos ilícitos, você é responsável pelos seus atos e existem investigações na rede. Use o conhecimento para o bem, existem milhares de bibliotecas e artigos úteis na rede Tor.

Rolar para cima