Hospedagem com HD SSD e quais são suas vantagens e desvantagens?

Constantemente surge uma nova tecnologia no ramo de hospedagem de sites, com intuito de melhorar a performance deles. O HD SSD é mais uma dessas novas “técnicas”.

Acredito que você já tenha ouvido falar neste termo, que tanto tem sido usado pelas empresas de hospedagem, e logo surgiu a dúvida o que é hospedagem com HD SSD e quais são suas vantagens e desvantagens?

Preparamos esse post para que você, de forma simples e rápida, descubra o que é a hospedagem com HD SSD bem como seus pontos positivos e negativos. Fique conosco e confira!


O QUE É HOSPEDAGEM COM HD SSD?

HD SSD é uma unidade de armazenamento das informações do seu site. Esta tecnologia, é a evolução do HD tradicional (SATA).

Possui velocidade superior na leitura de dados, e oferece maior resistência contra danos, garantindo mais segurança para seus dados. Por isso a importância do uso do SSD em hospedagens de sites.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens:

  • Velocidade na Gravação. Deixa o site mais ágil devido ao tempo de leitura ser até 4x mais rápido;
  • Maior segurança, devido a tecnologia utilizada, Flash Disk , a possibilidade de corromper arquivos é bem menor;
  • Realiza a leitura e administração de grandes bancos de dados, em tempo reduzido, e garante maior segurança e estabilidade em relação ao HD SATA (Unidade tradicional de armazenamento de dados.)

Desvantagem:

  • Sua desvantagem está em relação ao valor, possui o custo mais elevado em comparação ao HD tradicional (SATA).

 

NECESSIDADE DO SSD NAS HOSPEDAGENS

Devido à forma que são realizadas as gravações, a qual ocorre em um circuito eletrônico, a velocidade é mais rápida.

Desta forma, uma hospedagem que oferece este tipo de HD possui vantagens desde a segurança até a velocidade de leitura, que ajudará na abertura e navegação do site ou conteúdo.

Como vimos, um HD SSD apesar de ter o custo mais elevado em comparação ao HD tradicional, proporciona maior velocidade e segurança ao site.

É comum encontramos nas empresas de hospedagem de site, planos específicos para esta tecnologia, onerando o custo para o cliente. Lembro que aqui na BQHost, todos os planos possuem HD SSD e não mudam os valores por este benefício.

E você já conhecia esta tecnologia? Já teve a oportunidade de utilizá-la? Comente abaixo qual foi sua experiência com uso do HD SSD.


DUVIDAS FREQUENTES SOBRE HD SSD

1- A empresa atual que hospeda meu site não possui HD SSD, ao migrar para um servidor com SSD, terei algum problema com meu site, como perca ou paralisação?
R: A migração do conteúdo de um servidor com HD tradicional, para um com SSD não irá interferir  no site/conteúdo, ao contrário trará benefícios.

2- O HD SSD é mais resistente em relação ao tradicional, com isso não precisarei de um servidor com HD de backups? não precisarei fazer minhas cópias de segurança?
R: O SSD lhe dará maior segurança para o conteúdo hospedado, contudo não isenta que sejam realizadas as cópias de segurança.

3- Meu conteúdo é “pesado” possui muitos arquivos e imagens. Na atual empresa, geralmente demora algum tempo para abrir, com esta tecnologia irá melhorar a performance ?
R: Devido ao fato do HD SSD realizar a leitura 4x mais rápida em relação ao SATA (tradicional), irá ajudar no desempenho  de seu sistema. Contudo vale lembrar que, existem outros fatores que devem ser considerados para melhorar a performance de um site.

Rolar para cima