Comware – Configurando o 802.1x – DOT1X

O IEEE 802.1X (também chamado de dot1x) é um padrão IEEE RFC 3748 para controle de acesso à rede. Ele prove um mecanismo de autenticação para hosts que desejam conectar-se a um Switch ou Access Point, por exemplo. A funcionalidade é também bastante poderosa para vinculo de VLANs, VLANs Guest e ACL’s dinâmicas. Essas informações são enviadas durante o processo de autenticação utilizando o  RADIUS como servidor. As funcionalidades do 802.1x permitem por exemplo, que caso um computador não autentique na rede, a máquina seja redirecionada para uma rede de visitantes, etc.

O padrão 802.1x descreve como as mensagens EAP são encaminhadas entre um suplicante (dispositivo final, como uma máquina de um usuário) e o autenticador(Switch ou Access Point), e  entre o autenticador e o servidor de autenticação. O autenticador encaminha as informações EAP para o servidor de autenticação pelo protocolo RADIUS.

Uma das vantagens da arquitetura EAP é a sua flexibilidade. O protocolo EAP é utilizado para selecionar o mecanismo de autenticação. O protocolo 802.1x é chamado de encapsulamento EAP over LAN (EAPOL). Atualmente ele é definido para redes Ethernet, incluindo o padrão 802.11 para LANs sem fios.

Os dispositivos que compõem a topologia para o funcionamento do padrão 802.1x são:

Suplicante (Supplicant): um suplicante pode ser um host com suporte a 802.1x com software cliente para autenticação, um telefone IP com software com suporte a 802.1x etc.

Autenticador (Authenticator): Dispositivo (geralmente o Switch, AP, etc) no meio do caminho que efetua a interface entre o Autenticador e o Suplicante. O autenticador funciona como um proxy para fazer o relay da informação entre o suplicante e o servidor de autenticação. O Switch recebe a informação de identidade do suplicante via frame EAPoL (EAP over LAN) que é então verificado e encapsulado pelo protocolo RADIUS e encaminhado para o servidor de autenticação. Os frames EAP não são modificados ou examinados durante o encapsulamento. Já quando o Switch recebe a mensagem do RADIUS do Servidor de autenticação, o cabeçalho RADIUS é removido, e o frame EAP é encapsulado no formato 802.1x e encaminhado de volta ao cliente.

Servidor de Autenticação (Authentication Server): O Servidor RADIUS é responsável pelas mensagens de permissão ou negação após validação do usuário. Durante o processo de autenticação o Authentication Server continua transparente para o cliente pois o suplicante comunica-se apenas com o authenticator. O protocolo RADIUS com as extensões EAP são somente suportados pelo servidor de autenticação.

802.1x

  1. O suplicante envia uma mensagem start para o autenticador.
  2. O autenticador envia uma mensagem solicitando um login ao suplicante.
  3. O suplicante responde com o login com as credenciais do usuário ou do equipamento.
  4. O autenticador verifica o quadro EAPoL e encapsula-o no formato RADIUS, encaminhando posteriormente o quadro para o servidor RADIUS.
  5. O servidor verifica as credenciais do cliente e envia uma resposta ao autenticador com a aplicação das políticas.
  6. Baseado ne mensagem da resposta, o autenticador permite ou nega o acesso à rede para a porta do cliente.

Exemplo de Configuração em Switches HP baseados no Comware

Neste, post forneceremos apenas a configuração de um Switch HP com o Comware 5. As configurações do suplicante e do Servidor de autenticação devem ser verificadas na documentação dos seus respectivos SO.

Passo 1: Configure o servidor RADIUS 
 radius scheme <nome do radius scheme>
  primary authentication <ip do servidor> key <chave> 
  ! Configure o IP do servidor RADIUS e a chave 
  user-name-format without-domain
  ! o formato do nome de usuário sem o envio do @dominio 
  nas-ip <endereço IP do Switch> 
  ! O NAS-IP permite forçar o IP para as mensagens trocadas entre o Switch e RADIUS
 quit

Passo 2: Configure o Domínio
domain <nome do domain>
  authentication lan-access radius-scheme <nome do radius scheme>
  authorization lan-access radius-scheme  <nome do radius scheme>
  ! Configurando a autenticação e a autorização do acesso a LAN 
 quit 

Passo 3: Configure o 802.1x globalmente no Switch
dot1x 
dot1x authentication-method eap

Passo 4: Configure o dot1x nas portas do switch
interface GigabitEthernet 1/0/x
   dot1x
   ! A porta utiliza o modo auto do 802.1x e solicita autenticação

cenário comware 802.1x

Referências

CCNP Security SISAS 300-208 Official Cert Guide, Cisco Press 2015, Aaron Woland and Kevin Redmon
https://blog.ccna.com.br/2009/02/25/pr-o-que-e-8021x/
https://tools.ietf.org/html/rfc3748
https://certifiedgeek.weebly.com/blog/hp-comware-and-wired-8021x

Rolar para cima