set 172019
 

Você pode encontrar na Internet um monte de ferramentas que visualizam o uso do espaço em disco no Linux. Nem precisava. O próprio sistema operacional já apresenta uma solução robusta chamadadf. O comando “df” significa “disk filesystem” e pode ser facilmente utilizada para avaliar o espaço em disco no sistema de arquivos do Linux.

Vamos estudar agora dez pontos do comando:

1. O básico

Sem precisar digitar nenhum parâmetro, o comando df” já exibe informações relevantes como o nome do dispositivo, total de blocos, espaço total de disco, espaço usado, espaço disponível e pontos de montagem no sistema de arquivos.

2. Exibindo Informações de Todos os Sistemas de Arquivos

O mesmo comando de cima, mas com um parâmetro (-a), para exibir também informações de sistemas de arquivos com zero blocos.

3. Informações Mais Humanas

Nos comandos acima, você percebeu que os resultados são exibidos em bytes, o que não é muito prático para nós seres humanos. Estamos acostumados a pensar em tamanhos em termos de megabytes, gigabytes etc.

Para conseguir esses valores de forma legível para um ser humano, basta aplicar o parâmetro -h ao comando.

4. Exibindo informações do Sistema de Arquivos /home

Para visualizar somente as informaçõs do sistema de arquivos /home de uma forma amigável, basta usar os parâmetros -hT /home.

5. Exibindo Informações em Bytes

Para exibir todas as informações do sistema de arquivos e seu uso em blocos de 1024-byte, utilize o parâmetro -k.

6. Exibindo Informações em Mega Bytes

Para exibir todas as informações do sistema de arquivos e seu uso em MB (Mega Byte), utilize o parâmetro -m.

7. Exibindo os Inodes

Para exibir a informação do número de inodes disponíveis e usados e sua porcentagem no sistema de arquivos, basta adicionar o parâmetro -i ao comando.

8. Exibindo o Tipo de Sistema de Arquivos

Se você prestou atenção nos exemplos acima, pode ter reparado que não há nenhuma informação sobre o tipo do sistema de arquivos. Para se obter essa informação, basta adicionar o parâmetro -T (atenção para a maiúscula).

9. Selecionando Somente Determinado Tipo de Sistema de Arquivos

Se você deseja exibir somente um determinado tipo de sistema de arquivos e excluir os demais, é necessário incluir o parâmetro -t (atenção para a minúscula), seguido do tipo desejado. No exemplo abaixo, estamos filtrando o sistema de arquivos ext3.

10. Excluindo Determinado Tipo de Sistema de Arquivos

Por outro lado, se você deseja listar todos os sistemas de arquivos, excluindo apenas um, adicione o parâmetro -x seguido do tipo de arquivo que não deverá aparecer na listagem. No exemplo abaixo, estamos excluindo o sistema de arquivos ext3.

11. Exibindo Informações Sobre o Comando

Agora que já vimos dez variações do comando, temos um bônus para quem não conseguir gravar todas essas informações na cabeça: usando o parâmetro -help, você tem uma lista destas (e outras) opções do comando df.

E então, ainda acha que precisa de um aplicativo para conferir o uso do espaço em disco no Linux?

Sorry, the comment form is closed at this time.