1. Introdução
Uma Rede Virtual Privada, ou VPN, possibilita a criação de um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas. Quando você conecta o seu dispositivo a uma VPN, ele age como se estivesse na mesma rede do sistema ao qual deseja se conectar e todo o tráfego de dados é enviado de forma segura por meio do canal criptografado.
Este documento visa a orientar a configuração de uma VPN do tipo acesso remoto, utilizando IPsec e L2TP.
Observe que todos os passos são obrigatórios.
2. Obtendo os dados
Certifique-se de que possui os dados necessários para configurar a VPN. Esses dados devem ter sido enviados pelo departamento de TI, que pode ser o DGTI ou CGTI ou mesmo DADT, dependendo do Campus no qual é lotado.
Dados da VPN
Confira se nos dados repassados a você existem os seguintes itens:
- endereço IP do servidor
- nome da conexão
- usuário
- senha
- chave PSK
Caso não possua os dados ou estejam incompletos, entre em contato com o departamento de TI do seu campus.
Dados do computador cliente
Certifique-se de saber qual Sistema Operacional é utilizado no seu desktop ou notebook no qual deseja conectar à VPN. Neste tutorial são abordados o Windows 7 e Windows 10, somente.
Caso deseje configurar o acesso à VPN em um sistema operacional diferentes dos abordados aqui, entre em contato com o departamento de TI do seu campus.
3. Configurando o acesso
Clique no Sistema Operacional que é utilizado no seu desktop ou notebook no qual deseja conectar à VPN.
Configurando o acesso no Windows 7
Configurando o acesso no Windows 10
3.1. Configurando o acesso no Windows 7
Para configurar a conexão no sistema operacional Windows 7, siga os passos a seguir.
3.1.1. Clique com o botão direito do mouse no ícone de rede na bandeja da barra de tarefas [1] e depois em “Abrir central de rede e compartilhamento“[2].
3.1.2. Clique em “Configurar nova conexão ou rede“.
3.1.3. Selecione “Conectar a um local de trabalho” [1] e clique em “Avançar” [2].
3.1.4. Clique em “Usar a minha conexão com a Internet (VPN)“.
Nesse momento, certifique-se de ter à mão os dados recebidos da equipe de TI.
3.1.5. Coloque o endereço IP do servidor que você recebeu como “Endereço na Internet” [1] e o nome da conexão em “Nome do destino” [2]. Marque a opção “Não conectar agora. Apenas configurar…” [3] e clique em “Avançar” [4].
3.1.6. Insira o usuário e senha recebidos nos campos “Nome de usuário” [1] e “Senha” [2], respectivamente. Marque a opção “Lembrar esta senha” [3] e clique em “Criar” [4].
3.1.7. Clique em “Fechar”
3.1.8. Abra a central de rede e compartilhamento (conforme descrito no passo nº 1) e clique em “Alterar as configurações do adaptador“.
3.1.9. Clique com o botão direito do mouse no adaptador de rede VPN (ele terá o mesmo nome do item nome da conexão) [1] e então clique em “Propriedades” [2].
3.1.10. Mude para a aba “Segurança” [1].
3.1.10.1. Selecione o tipo de VPN “Protocolo de Túnel de Camada 2 com IPsec (L2TP/IPsec)” [2]. Clique em “Permitir estes protocolos” [3] e então marque somente a opção “Microsoft CHAP Versão 2 (MS-CHAP v2)” [4].
3.1.10.2. clique em “Configurações avançadas” [5].
3.1.10.3. Escolha “Usar chave pré-partilhada para autenticação” [1]. Em “Chave” [2], insira o valor do item “chave PSK” nos dados que você recebeu. Finalmente, clique em “Ok” [3] duas vezes.
3.1.11. Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone de rede na bandeja da barra de tarefas [1], selecione a conexão VPN (ele terá o mesmo nome do item nome da conexão) [2] e clique em “Conectar” [3]. Na tela que será aberta, clique novamente em “Conectar“.
3.1.12. Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone de rede na bandeja da barra de tarefas. Se a conexão for estabelecida com sucesso, irá aparecer “Conectado”.
3.2. Configurando o acesso no Windows 10
No momento, estamos escrevendo os passos necessários. Se for necessário realizar a configuração com o Windows 10, entre em contato com o departamento de TI.