Linux VM Templates in Proxmox on Easy Mode using Prebuilt Cloud Init Images! Proxmox Quick Tips

Você já desejou uma maneira fácil e prática de criar novas VMs para usar no Proxmox com sua distribuição base favorita, sem precisar se preocupar com configurações básicas como conta, rede, nome do host, etc.?

O Cloud-Init pode fazer tudo isso e muito mais, mas foi projetado para grandes provedores de nuvem e não é dos mais fáceis de configurar. Mas, e se pudéssemos usar uma imagem genérica de nuvem com a automação integrada do Cloud-Init do Proxmox para provisionar VMs prontas para uso sem precisar criar nossos próprios modelos? Foi isso que eu fiz, e escrevi um script para automatizar o download desses modelos em novos sistemas Proxmox a partir das principais distribuições que os fornecem (Debian, Ubuntu, Fedora).

É claro que, uma vez instalado e configurado o Cloud-Init, podemos clonar um modelo, instalar softwares nele e, em seguida, clonar o clone para ter uma VM recém-configurada com mais softwares instalados. A partir daí, você pode criar sua biblioteca de modelos de aplicativos úteis para o que você faz regularmente.

Para Ubuntu, você pode usar o arquivo `.img` padrão ou o `-disk-kvm.img`. A versão KVM tem menos drivers e, na minha experiência, a diferença de tamanho era tão pequena que usar o arquivo `.img` básico foi a melhor opção.

O script configura as VMs para terem um display serial em vez de VGA, o que é mais conveniente, pois permite copiar e colar comandos na janela do console.

Em geral, todos esses modelos funcionam com serial, já que o OpenStack exige isso, mas também parecem funcionar bem com consoles VGA, caso você prefira.

Rolar para cima