Relatórios Personalizados no OcoMon

Introdução / Requisitos

Introdução

Sobre o OcoMon:

O OcoMon surgiu em março de 2002, como projeto pessoal do programador Franque Custódio, tendo como características iniciais o cadastro, acompanhamento, controle e consulta de ocorrências de suporte e tendo como primeiro usuário o Centro Universitário La Salle (UNILASALLE).

A partir de então, o sistema foi assumido pelo Analista de Suporte Flávio Ribeiro, que adotou a ferramenta e, desde então, a tem aperfeiçoado e implementado diversas características, buscando atender à questões de ordem prática, operacional e gerencial de áreas de suporte técnico como help desks e service desks.

Em maio de 2003, surgiu a primeira versão do módulo de inventário (Invmon) e, a partir daí, todas as informações de atendimentos começaram as estar vinculadas ao respectivo equipamento, acrescentando grande praticidade e valor ao sistema de atendimento.

Com a percepção da necessidade crescente de informações mais relacionadas com a questão de qualidade no suporte, no início de 2004, foram adicionadas características de gerenciamento de SLAs, mudando de forma sensível a maneira como o gerenciamento de chamados vinha acontecendo e obtendo crescente melhoria da qualidade final de acordo com os indicadores fixados para os serviços realizados.

Fonte: Flávio Ribeiro
Disponível em: Ocomon 

Esta ferramenta é utilizada por diversas empresas e tem atendido às áreas de suporte de micro, pequenas e até grandes empresas.

Entretanto, o desenvolvimento do sistema foi interrompido em 2012 e desde então, não tivemos atualizações do sistema.

Outra reclamação da comunidade, é a falta de personalização de relatórios, e dependendo do tamanho ou do conhecimento de desenvolvimento de sistemas, algumas empresas não conseguem extrair da ferramenta os dados que precisam para ter uma visão sobre seu ambiente de TI ou do desempenho da equipe de suporte.

Devido a isso, estou disponibilizado este tutorial que irá ensinar como gerar um simples BI com exportação em Excel.

Requisitos básicos

  • Conhecimento em informática;
  • Conhecimento básico em SELECT em SQL;
  • Vontade de aprender.

O OcoMon pode ser instalado em uma máquina Windows com algum LAMP (XAMPP, WinLAMP, WampServer, etc), em máquina com GNU/Linux que possua instalado PHP, Apache e MySQL.

Neste tutorial, não vou abordar a instalação do OcoMon, parto do pressuposto que a ferramenta já esteja instalada.

Acessando diretórios / Configurações

Acessando o diretório, Windows e GNU/Linux

Acesse a pasta onde está instalado o OcoMon, no meu caso, em uma máquina CentOS.

Vou utilizar o WinSCP: /home/viaza132/www/html/ocomon

Windows: C:\xampp\htdocs\ocomon

Esta pasta pode variar, dependendo do tipo de distribuição GNU/Linux ou servidor LAMP (Windows) utilizado.

Copie a pasta relatorio (http://www.4shared.com/rar/WwhzY57H/relatorio.html) para dentro da pasta geral, no seguinte caminho: /home/viaza132/www/html/ocomon/ocomon/geral/relatorio

No Windows: C:/xampp\htdocs\ocomon\ocomon\geral\relatorio

Configurando conexão com o banco de dados

Após ter baixado o arquivo relatorio.rar e descompactado no diretório, é necessário configurar o usuário e senha para consulta aos dados.

Selecione o arquivo infodbconn, e edite as informações de conexão com o banco.

Onde:

  • Host: deixar como está
  • $Usuario =”informar usuário do MySQL”
  • $senha=”informar senha de acesso ao MySQL”

Acessando o relatório

Agora, para acessar a página de relatório, digite no browser o caminho de acesso ao seu sistema, lembrando de adicionar: /ocomon/geral/relatorio

Para testes no arquivo relatorio.rar, disponibilizei alguns selects que irão retornar alguns relatórios que irão facilitar no acompanhamentos das solicitações:

Modelo do relatório extraído:

Considerações finais

O OcoMon permanece sendo uma ferramenta que atende às necessidades no que se refere a registro de chamados e inventários, entretanto, a falta de customização dos relatórios, por vezes, deixa o sistema em xeque.

Este tutorial teve como intenção, disponibilizar um recurso a mais para o uso do OcoMon, entretanto, ele não substitui o uso de outras ferramentas de gerenciamento de banco de dados, tais como phpMyAdmin, SQLyog, etc.

Rolar para cima