Como selecionar que processos serão iniciados ao boot – sysv-rc-conf

Do que se trata?

sysv-rc-conf é uma interface de fácil e de uso intuitivo para o gerenciamento de processos para /etc/rc(run_level).d.Poderemos, com esta ferramenta, dizer ao sistema que processos deverão ser iniciados ao carregá-lo, dependente do runlevel que você entrou.

Instalando o sysv-rc-conf

Para ficar mais fácil ainda, ele encontra-se na árvore stable do Debian. Outras distribuições deverão ter a mesma facilidade em instalar o pacote:

# apt-get install sysv-rc-conf

Para rodá-lo basta chamá-lo, como root, em um terminal:

# sysv-rc-conf

Comandos básicos

Ao se abrir o GUI, será mostrada uma tabela com os diversos processos de sua máquina e os respectivos runlevels (1-6). Para navegar pelas opções, use os comandos listados abaixo:

  • h -> ajuda. Clique novamente para voltar à página anterior;
  • r -> restaura os valores originais;
  • q -> sair;
  • CTRL+N -> próxima página;
  • CTRL+P -> página anterior;
  • – -> para um serviço;
  • + -> iniciar um serviço;
  • espaço -> marca qual serviço deverá ser carregado em especificado runlevel. Se estiver com o X na frente, será carregado. O contrário se estiver vazio.
Usando o programa

Ao ser aberto, o GUI vai simplesmente nos mostrar todos os serviços que estão no “init.d” e para quais runlevels eles estão setados para carregar.Por exemplo: eu tenho o CUPS instalado em uma de minhas máquinas. Ao abrir o sysv-rc-conf, percebo que ele está setado para rodar nos runlevels de 2 a 5. Como esta máquina não usa o serviço de impressora, mas eu não quero desinstalar o CUPS, basta eu desmarcar cada serviço “cupsys” de todos os runlevels que ele estava marcado.

Por outro lado, se eu quisesse que o CUPS fosse carregado apenas quando eu entrasse no runlevel 2, bastaria deixar esta caixa marcada.

Feitas as alterações, basta teclar “q” para sair e salvar as alterações, que terão efeitos no próximo boot.

Finalizando/inicializando processos

Também é possível iniciar ou finalizar processos por este GUI. Basta localizar o processo que deseja e teclar (-) para desligá-lo ou (+) para ligá-lo. Uma confirmação é exibida na tela.

Considerações finais

Fica muito fácil administrar um sistema deste jeito, não acham?

Com o sysv-rc-conf, facilmente alteramos o que queremos que seja carregado na máquina, poupando o consumo de memória. Pode ser feito manualmente, lógico, mas este aplicativo transforma esta tarefa em uma coisa muito básica.

Boa sorte.

Rolar para cima