Migrar do WordPress para Joomla

Embora WordPress seja um sistema poderoso de gerenciamento de conteúdo, particularmente para usado em blogs, Joomla tem vantagens em muitas áreas, oferecendo páginas mais completas com seções estilizadas. Caso queira migrar do WordPress para Joomla, é possível fazê-lo com a extensão “JConverter”, um plug-in grátis para Joomla. Caso não tenha os detalhes em sua “database” do WordPress, os obtenha através da configuração de acesso a arquivos “FTP”.

 

Instruções

  1. 1

    Visite a página de extensão “JConverter” e clique no botão “Download” para salvá-lo em seu computador.

  2. 2

    Entre na área de administração Joomla. Essa deve ser uma instalação recente, com os arquivos de exemplo deletados. Clique em “Extensões,” depois “Instalar ; Desinstalar.” Clique em “Navegador”, vá até o arquivo “JConverter”, então clique em “Upload Arquivo e Instale”.

  3. 3

    Clique em “Extensões,” “JConverter,” e “Configuração global.”. No campo de texto que aparecerá, digite os detalhes de seu banco de dados WordPress. Isso inclui o seu “hostame”, nome do “database”, usuário, senha e prefixo do “database” (geralmente “wp_”). Caso não possua essa informação, entre em sua conta “FTP” e navegue até a pasta de instalação de seu blog. Abra “config.php” e procure a informação no alto do arquivo com o cabeçalho “Minhas configurações SQL.”

  4. 4

    Selecione a opção que você queira utilizando o “Configurações Globais” que fica no cabeçalho. Perceba que não será necessário selecionar “Importar comentários do JomComment?” a não ser que já tenha instalado a extensão “JomComments”. Isso é necessário somente se você quiser importar os comentários de seu blog.

  5. 5

    Clique em “Salvar,” então clique no botão “Iniciar conversação.”

  6. 6

    Vá para a área de “Gerenciamento de arquivos” em seu Joomla e tenha certeza que as informações foram importadas corretamente. Examine cada publicação e corrija os erros, tal como parágrafos faltantes ou carácteres especiais.

  7. 7

    Verifique a seção “Gerenciamento de categoria” na área de administração do Joomla. Em Joomla 1.5, categorias podem ser alinhadas com apenas duas camadas de profundidades – “Seções” e “Categorias”. Porém, na versão 1.6, hierarquias mais complexas são permitidas. Verifique as categorias importadas e tenha certeza que a estrutura esteja orreta. Caso não seja possível importar as hierarquias do WordPress, é possível ou utilizar uma camada a partir de agora, ou fazer uma lista de links no módulo que irá mostrá-las na estrutura desejada.

  8. 8

    Vá para a seção “Gerenciamento de usuário” e tenha certeza que os usuários e endereços de e-mail foram importados corretamente. Caso não tenham sido, faça as correções necessárias.

Rolar para cima