Publicar no Facebook as postagens do WordPress

Olá a todos!

Neste tutorial ensinarei como vincular o seu site em WordPress a um perfil ou uma página do Facebook, de forma que qualquer conteúdo postado no site seja automaticamente publicado no Facebook.

Antes de começar, vejamos algumas vantagens da utilização desse mecanismo:

  1. Eliminação da necessidade de copiar e colar o que foi feito no site para divulgar no Facebook. Este processo é feito automaticamente pelo plugin;
  2. Seu site estará sempre sendo divulgado no Facebook, desde que você poste conteúdos regularmente.

Vamos ao que interessa, sem mais delongas! O primeiro passo é acessar o painel de administração do WordPress e instalar o plugin Facebook Page Publish. Veja a imagem a seguir:

Instalando o Facebook Page Publish

Ao finalizar a instalação, ative o plugin (aparecerá essa opção imediatamente após a instalação) e, em seguida, ainda no painel de administração, acesse Configurações > Facebook Page Publish.

Configuração do plugin Facebook Page Publish

Agora devemos configurar 3 itens:

  1. Fazer com que o plugin consiga se conectar ao Facebook (Facebook Connection);
  2. Escolher o perfil ou página do Facebook para a qual as postagens do site serão encaminhadas, determinando também quais as categorias de posts farão parte desse encaminhamento (Publishing);
  3. Personalizar a aparência da publicação no Facebook (Customization).

Para permitir uma conexão ao Facebook, devemos criar um aplicativo através do painel de desenvolvedores do Facebook: https://developers.facebook.com/apps. Se você não é cadastrado como desenvolvedor, deverá se cadastrar (não explicarei esta etapa porque está fora do escopo do tutorial). Ao acessar o link e clicar em Criar Novo Aplicativo, você deverá escolher um nome para seu aplicativo e clicar em “Continuar”.

Criação de Aplicativo do Facebook

Assim que fizer isso, aparecerá uma página com as informações do seu novo aplicativo. Nesta tela, você deverá habilitar a opção Website with Facebook Login, preencher com a URL do seu site e clicar em “Salvar Alterações”. Após isso, copie as informações Application ID (App ID) Application Secret (App Secret). Veja as partes destacadas em verde na imagem abaixo:

Informações do Aplicativo Facebook

Copie essas informações do seu aplicativo e coloque nas configurações do plugin do WordPress, e em seguida clique em “Grant access rights”. Ao clicar em “Grant access rights”, você simplesmente precisará dar algumas permissões de acesso no Facebook (aquelas permissões que os outros aplicativos pedem, como postar em seu nome, ver seu perfil, etc. Basta confirmar.)

NOTA IMPORTANTE: a versão atual do plugin está com um probleminha relacionado a uma atualização da API do Facebook. Se vocês se depararem com um erro de permissões parecido com este: (Some or all access permissions are missing. Please click the button Grant access rights! and authorize the plugin to post to your Facebook profile or page. [Error occured at line 774]) mesmo depois de ter autorizado as permissões dentro do Facebook, será necessário modificar duas linhas do código do plugin. O arquivo a ser modificado é o wp-content/plugins/facebook-page-publish/fpp_index.php e as linhas que deverão ser mudadas são:

  1. Linha 663: mudar de
    $permissions = array(‘offline_access’, ‘share_item’);
    para
    $permissions = array(‘share_item’);
  2. Linha 594: mudar de
    preg_match(‘/^.+=\s*(.+)/’, $access_token_url, $matches);
    para
    preg_match(‘/access_token=(.*)&expires/’, $access_token_url, $matches);

Essa mudança remove a permissão de acesso offline. Para mais informações, ver:https://developers.facebook.com/roadmap/offline-access-removal/

Estamos perto de finalizar! O passo seguinte é definir nas configurações do plugin onde as postagens serão publicadas. Ao garantir as permissões de acesso, automaticamente aparecerão opções no item Publishingdas configurações e você poderá escolher uma delas e salvar. O seu perfil do Facebook, por exemplo, já estará lá. Caso você queira publicar em uma página, crie-a primeiro no Facebook e depois volte às configurações do plugin que a opção estará lá.

Após definir para onde as postagens irão, você também poderá escolher quals(is) categoria(s) de post deverá(ão) ser levadas do site ao Facebook.

Finalmente, no item Customization, você poderá personalizar o que irá para o Facebook, como o thumbnail do post, o resumo, o autor, entre outras configurações. Essa parte é bem intuitiva: basta marcar/desmarcar o que desejar e pronto!

Após realizar tudo isso, seu site deverá estar apto a publicar automaticamente os conteúdos no Facebook. Agora, em cada post que você criar, haverá acima do botão Publicar a opção Publish to Facebook. Teste e verifique se está tudo funcionando!

Finalizo aqui este tutorial. Qualquer dúvida, fiquem à vontade para perguntar nos comentários!

Rolar para cima