wpa_supplicant.conf – Configuração para WPA2-PSK

 Clusterweb, Leitura Recomendada, Linux, Profissional de TI, Redes, Segurança, Wireless  Comentários desativados em wpa_supplicant.conf – Configuração para WPA2-PSK
dez 172014
 

WPA2 com PSK e TKIP – Segurança em redes Wi-Fi domésticas

Esse artigo é para quem precisa configurar o Wi-Fi como WPA2 com PSK. Esse é o método mais fácil de tornar sua conexão segura com Wi-Fi doméstico. Isso significa que haverá uma “frase-senha” conhecida por todos que acessam a rede.

Essa chave-frase é armazenada no roteador Wi-Fi. Como WEP é inseguro e WPA é passível de invasão (teoricamente), atualmente para uso doméstico, o melhor é manter seu roteador Wi-Fi em WPA2-PSK usando TKIP.

O comprimento da frase secreta, o uso de maiúsculas, caracteres de pontuação e números (somente caracteres da tabela ASCII são permitidos) aumenta a dificuldade da quebra de senha. Alguns roteadores Wireless permitem múltiplos protocolos simultaneamente (WEP, WPA, WPA2, WPS). Desative todos os demais (incluindo WPS que é vulnerável) e deixe apenas WPA2-PSK com TKIP.

Isso garante um nível de estabilidade e segurança para o ponto de acesso. Se possível, atualize seu firmware. Essa operação pode danificar seu aparelho, então, saiba o que está fazendo antes de se aventurar. Continue reading »

dez 162014
 
O que é um servidor LAMP

LAMP é uma combinação de softwares livres e de código aberto muito utilizado para desenvolvimento WEB.

O acrônimo LAMP refere-se às primeiras letras de:

  • Linux (sistema operacional)
  • Apache (servidor web)
  • MySQL ou MariaDB (software de banco de dados)
  • PHP, Perl ou Python (linguagens de programação)

Componentes principais para viabilizar o desenvolvimento de aplicações web de propósito geral, de alta disponibilidade e de alto desempenho.

A combinação exata do software incluído em um pacote LAMP pode variar, especialmente com respeito ao software de script web, uma vez que Perl ou Python às vezes não são utilizados. Apesar de os autores originais destes programas não os terem desenvolvido para trabalhar especificamente um com o outro, a filosofia e o conjunto de ferramentas de desenvolvimento são compartilhados e foram desenvolvidos em conjunção próxima. Continue reading »

dez 162014
 
Instalação e Configuração

Introdução

Como o objetivo é só a instalação do Zimbra, não fiz a instalação do CentOS por entender que já tenham uma Lab com um máquina instalada.

A instalação foi feita do zero, usando a instalação minimal do CentOS, só com o pacotes básicos, pois o Zimbra já inclui todos os pacotes necessários para o seu funcionamento.

Softwares necessários

Para iniciar o processo de configuração, primeiramente precisamos baixar/instalar alguns pacotes. São eles:

  • bind;
  • nc;
  • sysstat;
  • perl;
  • weget;
  • vim;
  • zimbra.

Ao instalar o CentOS, é instalado por default um servidor de e-mail para envio de mensagens locais, o Postfix. Precisamos, assim, parar e remover o Postfix da inicialização, pois o Zimbra já possui o Postfix e, se deixarmos ele rodando, o Zimbra não vai subir. Continue reading »