Stoq (Sistema de Automação Comercial) – Instalação e configuração no Ubuntu e derivados

Introdução / Instalação

Introdução

Uma breve descrição sobre o sistema Stoq:

O Stoq é um suíte de aplicativos de automação comercial e industrial, desenvolvido e mantido pela Async Open Source. Programa esse, coberto pela GPL (“General Public License” ou “Licença Pública Geral do GNU”) versão 2.0, ou seja, é totalmente livre para distribuição, utilização e comercialização.

O sistema visa automatizar os processos de controle de estoque, além de oferecer um controle financeiro completo sobre todas as despesas e receitas geradas pela empresa como um todo, além de funções adicionais que variam de acordo com as necessidades de cada cliente.

Basicamente, o intuito deste software de gestão está em organizar, controlar e reduzir significativamente os erros humanos.

Todas as seções estão disponíveis na instalação do Stoq, mas não há necessidade da utilização de todas, podendo ser usadas de acordo com a necessidade de cada usuário. As seções do Stoq são limitadas a cada usuário, sendo assim, as informações de cada setor não ficarão disponíveis a qualquer usuário do sistema Stoq.

O Stoq conta com 12 módulos, são eles:

  • Ponto de vendas :: o aplicativo “Ponto de vendas” é responsável por uma das ações mais importantes de toda a suíte Stoq, que é a realização das vendas para o consumidor (PDV).
  • Compras :: todas as compras de produtos destinados a venda, são realizadas por aqui e, posteriormente, encaminhadas para o aplicativo estoque para futuro recebimento.
  • Vendas :: através de “Vendas”, é possível gerar relatórios sobre as vendas realizadas pela empresa por diferentes critérios de pesquisa, além de criar empréstimos para clientes.
  • Contas a pagar e receber :: controle os pagamentos da sua empresa, gerenciando o pagamento das parcelas de compras e vendas, além de pagamentos avulsos cadastrados.
  • Administrativo :: este aplicativo permite que o administrador realize tarefas importantes do sistema, como cadastrar funcionários, administrar permissões de acesso, configurar parâmetros globais do sistema, configurar periféricos, entre outras ações.
  • Agenda/Calendário :: o aplicativo “Calendário” permite uma visualização mais fácil de eventos importantes que aconteceram, ou que virão a acontecer, como o vencimento de contas a pagar e receber ainda não pagas, recebimento de compras e chamadas para clientes.
  • Caixa :: este aplicativo está diretamente voltado para a área de controle de vendas, sendo responsável pelo gerenciamento de cada caixa aberto na empresa, como também refletindo todas as ações dessa área para a suíte Stoq.
  • Inventário :: o aplicativo permite fazer a auditoria e o ajuste dos estoques da empresa. Através do “Inventário”, é possível realizar auditoria dos produtos disponíveis em estoque e fazer ajuste nos mesmos, além de gerar relatórios.
  • Produção :: o aplicativo permite a criação de novos produtos que são produzidos pela empresa. Sendo que neste processo, teremos uma fusão de serviços e produtos (componentes) na confecção de produtos compostos.
  • Financeiro :: este aplicativo é responsável pelo controle e gerenciamento financeiro da empresa. Todas as contas correntes, contas de investimento, contas de cartões de crédito, poderão ser controladas neste aplicativo. O aplicativo permite que o usuário possa importar os arquivos OFX, gerados pela maioria dos bancos brasileiros.
  • Estoque :: através do “Estoque”, é possível administrar os produtos disponíveis em estoque para venda ou transferência, fazer o recebimento de compras e gerar relatórios.

Referência:

Escolhendo a distribuição ideal

O Stoq foi desenvolvido para rodar apenas nas versões 9.04, ou superiores, do Ubuntu e seus derivados:

  • Lubuntu
  • Kubuntu
  • Xubuntu

A escolha da versão e distribuição, pode ser um fator preponderante para o desempenho do sistema.

Na prática, nem todos estão dispostos a migrar do Windows para o GNU/Linux da noite para o dia. Então, a solução de compatibilidade mais viável é a utilização do Stoq em uma Virtual Machine (recomendo o VirtualBox ou VMware Player).

Particularmente, dou preferência ao Xubuntu, mais precisamente a versão 12.04 i386. Por utilizar a interface gráfica Xfce, foi a distribuição que se mostrou mais eficiente rodando em Virtual Machines.

Mais à frente, falarei sobre alguns bugs do Stoq e entrarei em detalhes da escolha dessa versão.

O download da ISO do Xubunto, pode ser feito no link a seguir:

Instalação do Stoq e PostgreSQL

Partirei do ponto que você já está com o Xubuntu instalado na versão 12.04.

Vamos dar início à instalação do Stoq. Abra o terminal e digite:

$ sudo apt-add-repository ppa:stoq-dev/lancamentos

Após a confirmação da adição do repositório do Stoq, digite:

$ sudo apt-get update

Feito isso, é hora de instalar o Stoq:

$ sudo apt-get install stoq

Feito isso, partiremos para a instalação do banco de dados PostgreSQL 9.1:

$ sudo apt-get install postgresql-9.1

Como estamos utilizando uma distribuição antiga, recomendo atualizar os pacotes já instalados, digitando:

$ sudo apt-get upgrade

Configurando o PostgreSQL

Comece criando o usuário stoq no banco de dados para o uso do Stoq, no terminal digite:

$ sudo -u postgres createuser stoq -drs -P

Insira e confirme a senha, conforme será pedido.

Caso queira usar o Stoq em outras estações e compartilhando o mesmo banco de dados, terá que configurar o acesso remoto do PostgreSQL (será assunto de outro artigo).

Configurando o Stoq

Inicie o Stoq pelo atalho que está no menu de Aplicativos:

Em seguida, será aberto o assistente de configuração inicial:

Existem duas forma de configurar o Stoq.

A primeira é: Eu quero usar o Stoq apenas nesse computador.

E: Quero configurar manualmente a conexão com o banco de dados.

Recomendo o segundo modo de configuração, pois servirá também para configurar outras estações ao mesmo banco de dados.

Altere os campos deixando de acordo com as configurações feitas no banco de dados.

Na próxima tela, escolha entre criar um banco de dados vazio ou de demonstração.

Caso queira ver o Stoq em modo de demonstração, marque a segunda opção. Ao entrar no Stoq, em qualquer momento, você pode desabilitar o modo de demonstração e habilitar o modo de produção.

Na próxima tela, aconselho que desmarque todas as opções, principalmente a ECF, pois se você não tiver uma impressora fiscal instalada, os aplicativos Caixa e Ponto de Vendas” não funcionarão.

Feito isso, digite a senha do usuário admin do Stoq.

Logo em seguida, clique em: Rodar o Stoq

Pronto! O Stoq está instalado e pronto para ser utilizado!

Considerações finais

Os créditos para esse artigo ficam por conta do:

Com o Stoq instalado, configurado e pronto para ser usado: divirta-se!

Espero ter ajudado.
Terei o maior prazer em responder eventuais dúvidas que venham a surgir.

Abraço a todos!

Rolar para cima