PORQUÊ A MASCOTE DO LINUX É UM PINGUIM

A ORIGEM DO TUX

O símbolo do software foi escolhido pelo seu criador, Linus Torvalds, que um dia estava no zoológico e foi surpreendido pela mordida de um pinguim. Fato curioso e discutido até hoje.

COMO TUDO COMEÇOU

Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão “Linux-Kernel” estavam discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o Linux. Muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido (Windows). Outros eram monstros ou animais agressivos.

A ESCOLHA DA MASCOTE

Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pinguins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão. Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pinguim servisse aos propósitos do Linux, até que Larry Ewing sugeriu a figura de um “pinguim sustentando o mundo”.

Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pinguim tivesse uma imagem simples: um pinguim “gordinho” e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes.

Torvalds também não achava atraente a ideia de algo agressivo, mas sim a ideia de um pinguim simpático, do tipo em que as crianças perguntem: “Mamãe, posso ter um desses também?”.

Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pinguim. Isso realmente acontece.

Linux: Porque o mascote do Linux é um pinguim
Kurumim Linux, o meu Tux preferido

Este, diferente do original, é um filhote, mais magro, um menino em forma de pinguim, corajoso, e com características brasileiras.

O POR QUÊ DO PINGUIM

Linus confessou ter contraído “Pinguinite”, doença transmitida por mordidas de pinguim. O sintoma é gostar muito de pinguins.

Quando questionado sobre o por quê de pinguins, Linus Torvalds respondeu que não havia uma razão em especial, mas os achava engraçados e até citou que foi bicado por um “pinguim assassino” na Austrália e ficou impressionado como a bicada de um animal aparentemente tão inofensivo, podia ser tão dolorosa.

A EVOLUÇÃO DO TUX E MINHAS OPINIÕES

 

AS DIVERSAS VERSÕES DO TUX

Aí vão algumas versões que eu gosto e conheço:

Linux: Porque o mascote do Linux é um pinguim

A versão original. Uma versão agradável de usar… um pinguim diferente, porém tão fofo quanto o Tux original.

Linux: Porque o mascote do Linux é um pinguim

Kurumim Linux, o meu Tux preferido. Foi o pinguim editado pelo Guia do Hardware quando mantinham o Kurumim Linux. Este Kurumim diferente do original, é um filhote, mais magro, um menino em forma de pinguim, corajoso, e com características brasileiras.

Eu sou tão aventureiro quanto, então, por este ser um pinguim mais jovem e aventureiro como eu, entre muitos dinossauros da informática aqui no VOL, me identifiquei com esse.

Linus se fascinou por pinguins porque foi mordido por um, e eu me fascinei por este de tão belo e fofinho que é! Este pinguim utilizo como simbolo em casos mais extremos, como a minha foto de perfil tenho no VOL e a representação de uma distro que estou desenvolvendo.

Linux: Porque o mascote do Linux é um pinguim

Uma versão mais simples do Tux. Foto de perfil do usuário SamL, também daqui do VOL. Também o centro de um papel de parede com a cor de fundo verde, do plano de fundo padrão do Slax. Este é o pinguim que eu tenho como principal em casos mais simples, como a representação deste artigo, por exemplo.

OUTRAS VERSÕES DE LARRY EWING DA MASCOTE DO LINUX

Só gostei da versão popular do Tux e da versão do Kurumim, do Tux. As seis primeiras atualizações de Larry estão boas. Abaixo, estão outras versões do Tux feitas por Larry.

Linux: Porque o mascote do Linux é um pinguim

Gostei só das seis primeiras versões, o restante nem tanto… Larry fez muitas versões para que um dos pinguins fosse escolhido!

Mas eu não deixaria de ser um usuário “fiel” ao Linux por causa do pinguim principal, pois tem um ditado popular de um autor desconhecido dizendo: “Não julgue um livro pela capa!”.

E mesmo de religião, eu sendo deísta e praticante de Espiritismo e Wicca, cito que na Bíblia cristã diz: “Não julgue para não ser julgado”. Algo que alguns do meu cotidiano fazem comigo nas outras áreas da minha vida, pois eu sou muito desajeitado e muito desastrado, porém, também esperto!

E inteligente também (risos)! Tanto que é com a minha inteligência que as pessoas atraem-se à mim e é assim que eu consigo a amizade das pessoas trocando ideias. E como se diz noutro ditado popular: “Quando duas pessoas trocam de carro, ambas voltam para casa com um carro. Quando duas pessoas trocam de ideias, ambas voltam para casa com duas ideias”.

O TUX REAL

Alan Cox, outra personalidade por trás do Linux, juntamente com a revista Linux World, decidiu dar o nome de Tux a um pinguim do zoológico de Bristol, na Inglaterra, como forma de homenagear Linus Torvalds por seu aniversário.

No entanto, esse pinguim em nada se parece com o Tux em forma de desenho. A imagem do Tux real é mostrada abaixo:

Linux: Porque o mascote do Linux é um pinguim

O Tux “real”… cá entre nós, não é fofinho, mesmo?

Acho que só de olhar, “contrai” pinguinite. (Brincadeira! risos!)

Acho legal podermos editar o Tux… Como eu já disse, sou um “expert” em Linux e nunca fiz cursos de informática, e aprendi na leitura e na prática… E como sou religioso e cabalista, gosto de compartilhar informações.

Espero ter ajudado. Viva o Linux!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Rolar para cima