SUGESTÕES ÀS DISTRIBUIÇÕES E USUÁRIOS INICIANTES

INTRODUÇÃO

 

A cerca de um ano, venho tentando achar o meu espaço no que convencionei chamar ‘Mundo de Tux’, todavia, foram tantos os percalços encontrados, que resolvi elencar aqui algumas sugestões para facilitar a vinda de futuro candidatos.

PRIMEIRO PONTO

Vai escolher uma Distro? Não se esqueça de compatibilizá-la às suas necessidades, ao seus conhecimentos e, acima de tudo, à sua vontade ou paciência de gastar, ou não, horas e horas em busca de códigos e respostas mirabolantes na internet para respostas que outras Distros ou Sabores, dessa mesma que pretende usar, já te trazem prontas.

SEGUNDO PONTO

Veja que dentro de cada Distro, existem vários ‘Sabores’ e que o ‘Fabricante’ elege um como oficial e, parece fazer o favor de disponibilizar os outros.

E estes outros, mesmo que em muitos casos se adequem muito melhor às suas necessidades, ficam tão escondidos e suas ferramentas são tão mal propagandeadas, que mesmo lá prontos pra te servir, se você não for alertado por alguém mais experiente ou fizer uma busca infindável a respeito, demorará um tempão para perceber e talvez até mude de Distro, sem necessidade por causa de detalhes que lhe foram mal explicados (aconteceu comigo, ao conhecer a openSUSE).

TERCEIRO PONTO

Os tais ‘Sabores’, como convencionou-se chamar em algumas Distros, são tão inferiorizados frentes aos ditos oficias que fica a cargo de cada usuário fazer com que funcione a contento, pesquisando, remendando, colando scripts… enfim, criando um mostro!

QUARTO PONTO

Se as Fabricantes querem ‘fidelizar’ maciçamente um grande número de usuários, talvez fosse inteligente divulgar em suas páginas oficias, as diferenças entre os Sabores os programas que cada uma utiliza, quais tipos de usuários pretendem atender com cada um, para que tipo de máquina foram desenhados, como utilizá-los, quais seus pontos fortes e fracos,as imagens de tela de cada uma e assim vai.

QUINTO PONTO

Falei no terceiro ponto sobre a criação de monstros e ai lembrei do artigo:

Ainda no terceiro ponto, falava de como Sabores como LXDE são, aparantemente, desmerecidos frente a outros com a desculpa de serem mais ‘simples’.

Digo que pra ser ‘simples’, não precisa ser incompleto ou inferior. Só porque a pessoa vai instalar o sistema numa máquina de Hardware mais antigo, não quer diz que não mereça menos qualidade e desempenho da equipe de desenvolvimento.

SEXTO PONTO

Sabores ‘da moda’ como o GNOME, muitas vezes, simplesmente, não te apetecem e ponto.

Ou, às vezes, como no caso do KDE, as ferramentas de trabalho não são as que você mais gosta (K isso, K aquilo outro…) Xfce, que fica no meio do caminho e tem algumas das ferramentas são as ‘standard’, digo, são as mais amplamente divulgadas e, assim sendo, mais fáceis de aprender(no momento, a que mais me atende)

E ainda o coitado do LXDE que, normalmente, vem ‘pelado’ e normalmente é o que a turma menos investe recursos (ambiente mais inóspito e seco) e que consome pouquíssimos recursos. Tem ainda muitos outros tipo Enlightenment, Openbox, I3… Mas desses, não posso falar nada.

ÚLTIMO PONTO

Seja paciente, grato e retribua toda a ajuda que receber.

E, precisando de ajuda, não se esqueça de que a comunidade é muito amiga e prestativa.

Rolar para cima