fev 282019
 

A segurança é um dos pontos de destaque de um servidor em nuvem. Há diversos fatores que contribuem para isso, como a ausência do risco de roubo ou dano de equipamentos, além do isolamento de dados vindos de conexões não-seguras, por exemplo.

Mais do que isso, porém, o servidor em nuvem garante vantagens para seu negócio porque conta com o aporte de uma empresa especializada e de uma equipe capacitada para fazer a gestão e garantir a segurança e acessibilidade dos dados em diversos níveis.

Ficou interessado e quer saber mais a respeito? Acompanhe!

Backups de rotina e contingências

De nada adianta contar com uma ferramenta de backup se este não for realizado periodicamente. Por vezes, na correria do dia a dia, colaboradores esquecem de realizar esse processo ou, simplesmente, não o fazem com a frequência ideal para garantir a segurança dos dados.

Servidores em nuvem contam com sistemas de backup em nuvem. E, graças à gestão da empresa responsável por fazer a gestão do sistema, o backup de seus dados são realizados pelo menos uma vez por dia, garantindo defasagem mínima em caso de problemas.

O Backup de servidores (máquinas virtuais) são de extrema importância a nuvem torna todo o processo mais fácil. Com o backup de servidores, mesmo que o sistema operacional seja atacado por malwares ou tenha algum tipo de falha é possível voltar o serviço ativo de maneira ágil e sem perdas. Ou seja, de forma simples e barata é fácil montar um sistema de contingência dos serviços.

Além disso, vale lembrar que contar com o backup do servidor em nuvem garante que você não esteja sujeito a riscos como o roubo do HD externo ou desastres (como incêndios ou inundações).

Criptografia de dados

No sistema em nuvem, os dados armazenados são criptografados para garantir uma camada extra de proteção para informações confidenciais ou estratégicas. Uma tecnologia conhecida como crypto cloud.

Há um conjunto de regras que promovem a codificação das informações, tornando-as acessíveis somente para o seu destinatário ou para outra pessoa que tenha acesso liberado por meio da chave de segurança.

Gerenciamento de usuários e senhas

O sistema em nuvem possibilita um controle rigoroso que permite que o acesso aos dados seja feito por somente usuários autorizados e que possuam a senha. Também é possível controlar permissões, definindo quem pode apenas visualizar as informações e quem tem autonomia para promover alterações, por exemplo.

Além disso, o sistema monitora os acessos e as atividades de cada usuário, criando um histórico relevante para o aumento da segurança dos dados.

Atualização constante de mecanismos e sistemas

Para garantir o pleno funcionamento do sistema, é preciso garantir que ele e suas ferramentas de segurança estejam devidamente atualizadas.

A empresa especializada se responsabiliza por manter as versões mais recentes de antivírus, firewall e outros softwares que impeçam a ação de programas maliciosos. Além disso, ela deve realizar um monitoramento para assegurar que os sistemas corporativos em uso sejam legítimos e estejam funcionando corretamente.

Essas são medidas importantes para evitar o ataque de malwares cada vez mais poderosos, como os ransomwares que se tornaram populares em 2017 após trazer prejuízo para muitos países e instituições, como um Hospital do Câncer no Brasil.

Acesso restrito aos servidores físicos

Servidores em nuvem garantem eliminam a necessidade do uso de equipamentos e de espaço físico porque é a empresa responsável pelo datacenter que assume essa função e responsabilidade.

Assim sendo, os servidores físicos ficam alocados em ambiente especialmente projetado e seguro. O acesso é restrito e medidas de prevenção de desastres são adotadas, de modo a garantir a integridade dos equipamentos e das informações.

Garantia contratual

Ao buscar o serviço de uma empresa especializada para fazer a gestão de seus dados, são firmados contratos que garantem a segurança em vários níveis, que vão desde os servidores virtuais até a recuperação de dados em caso de sinistros ou desastres.

Fica acordada, ainda, a execução de manutenções preventivas e corretivas sempre que necessário, garantindo o bom funcionamento de todo o sistema.

Deseja saber mais? Conheça 9 motivos que fazem servidores em nuvem serem mais baratos e mais seguros para a sua empresa!

fonte: Prolinx