Qual a principal razão para migrar para a nuvem?

No mercado de hoje e no cenário de TI que estamos contemplando ultimamente, é comum que você já tenha feito esta pergunta: por que minha empresa também precisa migrar para a nuvem? Qual a principal razão para isso? O que irei ganhar, o que vai mudar e o que motiva meus negócios a aderirem também a esta tendência que tem se tornado global?

Hoje, nossa intenção é ajudar você a responder esta pergunta da forma mais simples possível. Vamos começar dizendo o básico: o porquê de ser fundamental. Hoje em dia, as empresas que não migram para a nuvem tendem a permanecer num modelo de negócios mais limitado, menos ágil e menos integrado com as ferramentas modernas de gestão, organização e manutenção de dados, o que pode lhe fazer aos poucos ir perdendo espaço e capacidade produtiva. Em outras palavras, a principal razão de optar pela mudança é justamente a de manter vantagem competitiva da empresa. Eis a seguir os principais motivos e benefícios disto:

A nuvem é essencial por ser mais segura

Esse é um ponto chave: a segurança. Toda empresa se preocupa com isso e a cloud é o ambiente mais seguro para armazenar seus dados. Ainda que você pense ter modernizado toda a sua empresa por ter arquivos digitalizados e não mais naquelas pilhas imensas de papéis e pastas como antigamente, um roubo, pane ou quebra de máquinas pode comprometer a segurança de todos eles. Ainda que haja backups físicos, eles estão sujeitos aos mesmos problemas, em maior ou menor grau, dependendo da política de guarda de sua empresa.

Mas com a computação em nuvem é diferente: seus arquivos estarão sempre salvos e atualizados (evitando impasses com possíveis versões diferentes de um mesmo arquivo, salvas por usuários distintos), independente de hardwares ou máquinas específicas. Se algum computador quebrar no meio de uma operação importante ou ainda se todo o espaço físico de TI sofrer um problema, você não precisa paralisar as atividades de sua empresa, uma vez que pode acessar os dados normalmente por qualquer outro dispositivo com acesso à web e nem se preocupar com o sigilo e vazamento de informações, já que é possível definir, bloquear e monitorar acessos.

Maior controle e agilidade na tomada de decisões

A computação na nuvem é um fenômeno que, de certo modo, tem acompanhado a evolução da gestão. O controle da administração, em geral, e ,principalmente, a governança de TI se tornam muito mais fáceis quando se pode ter um sistema integrado, que unifique e organize todos os dados de maneira melhor e que permita acompanhar sempre de perto tudo o que acontece com as informações estratégicas da empresa, acessando-as sempre de onde precisar, no momento em que precisar e tendo facilidade em encontrá-las.

Quando a empresa cresce, o suporte para os negócios dela tem que crescer também. Lidar com um número maior de dados e organizá-los pode ser muito difícil, demorado e até falho de outro modo. Um gestor consegue ter muito mais poder de decisão, intervenção e utilização das informações estratégicas com foco no business quando não precisa se preocupar tanto com problemas de segurança, instabilidade e indisponibilidade de dados, inclusive podendo acessar a partir de qualquer local o dado que precisa para agir nos momentos certos.

Migrar é sinônimo de integração e produtividade

Com a migração para a cloud, ao promover integração (entre dados e equipes), as informações manipuladas por todo o time não correm mais o risco de ficarem desencontradas ou desatualizadas e também nenhuma tarefa corre o risco de ficar atrasada ou estacionada por falta de arquivos e dados que dependam, por exemplo, de serem passados por outra pessoa.

Com tudo em um só local e podendo ser acesso em qualquer lugar, aumentando a produtividade, diminuindo o tempo gasto nas operações e melhorando o rendimento do negócio como um todo. Sua equipe poderá manter sempre maior foco nos projetos tendo à mão tudo o que precisa com muito mais facilidade e sem perder tempo procurando arquivos ou encaminhando-os pessoalmente a outro colega de trabalho.

Da mesma forma, podendo fazer acesso móvel à nuvem de qualquer local do mundo. Os membros envolvidos conseguem ganhar muito mais tempo e inclusive responder melhor às demandas de alguns clientes (no caso de uma reunião, por exemplo) que não precisarão esperar que a empresa pense a respeito ou consulte dados para apresentar alguma solução, tendo-os sempre de prontidão.

Agora que sua empresa já descobriu o quão fundamental migrar para a nuvem pode ser para o sucesso e otimização dos negócios, não está na hora de consultar a melhor solução para você?

Rolar para cima