Se o víssemos em um diagrama muito simples, teríamos o seguinte: uma combinação de extensões locais (Repositórios de Backup) denominada Camada de Desempenho, à qual é adicionada uma Camada de Capacidade baseada no Armazenamento de Objetos, para a qual são enviadas as cópias que não fazemos precisa ter no nível de desempenho:
Nível de capacidade / nuvem de tarefas de backup
Se desejássemos enviar, por exemplo, nossa política de retenção de tarefas de backup de 30 dias para um Nível de capacidade, levando em consideração que fazemos um sintético ou cheio a cada semana, isso significa que teríamos algo parecido entre o nível de desempenho e o nível de capacidade:As vantagens desse método são que, no disco, teríamos apenas a cadeia aberta de backups, este é o último backup completo e incremental, enquanto todo o restante para concluir esses 31 dias estaria no armazenamento de objetos (que é carregado no Cloud no dia seguinte). a cadeia está fechada), para isso é necessário ter boa conectividade com o FreeNAS. Lembre-se de que quando a cadeia de backup aberta do dia 31 for fechada, a primeira que vemos à esquerda será excluída da nuvem e assim por diante, respeitando nossa política de retenção.
Camada de capacidade / nuvem de trabalhos de cópia de backup com GFS
Se desejássemos enviar, por exemplo, nossas políticas GFS, o que talvez faça mais sentido, poderíamos enviar semanalmente, mensalmente e anualmente, seria assim se procurarmos dentro de um ano:
No disco, teríamos apenas o mínimo necessário para que os trabalhos de cópia de backup os criassem completos. No Armazenamento de objetos, teríamos um para cada mês e um para cada semana passada, se tivéssemos algum ano, também ficaria claro lá. .
Agora que esclarecemos todo o conceito de repositório de backup em expansão e o que é carregado no Object Storage, vamos ver as etapas de configuração no Veeam.
Repositório de armazenamento de objetos e configuração da camada de capacidade no Veeam Backup & Replication v9.5 U4
Por fim, teríamos apenas a configuração da Veeam, lembre-se de que só podemos enviar arquivos concluídos, que a sequência não esteja aberta, por exemplo, a partir de uma sequência de tarefas de cópia de segurança. As que estão fechadas são os GFS criados com a retenção que temos. selecione, no meu caso, 4 Semanal, 12 Mensal e 1 Anual, para que os arquivos que estejam em conformidade com o GFS e tenham sido criados, cheios, sejam perfeitos para enviar.
Começaremos criando um Repositório de Backup do tipo Armazenamento de Objetos, apontando para este FreeNAS:Selecione S3 Compatível:Digite um nome para o seu repositório:Agora, apresentaremos o ponto de serviço. Para o FreeNAS, é https: // VUESTRAIP: 9000, a região ficará como está e garantiremos as credenciais que criamos anteriormente:Veremos o bloco de armazenamento de objetos, teremos que criar uma pasta:Quando tivermos tudo pronto, clique em Concluir:A próxima e última etapa é criar um repositório de backup em expansão, onde combinaremos repositórios locais, com repositórios de armazenamento de objetos, que é onde realizaremos a camada de capacidade, e seguiremos:Selecionaremos, na camada de desempenho, um repositório no qual teremos as cópias do GFS e deixaremos a política na localidade de dados:Selecionaremos no Nível de capacidade o repositório de armazenamento de objetos e, no meu caso, desejo enviar tudo o que já está lacrado e com mais de 0 dias, isso significa que, se for sábado e a semanal for criada pela política, em um intervalo de cerca de quatro horas no máximo, essa cópia será enviada para este armazenamento de objeto:Se tudo estiver bem, clique em Concluir:Por fim, executaremos o botão CTRL + Direito e executarei o trabalho de maneira manual, pois quero enviar tudo para o meu armazenamento de objetos:O trabalho começará e, como temos o Armazenamento de Objetos em nossa rede, o desempenho é realmente poderoso, é outra das vantagens, além da segurança, proteção de dados, etc.Se voltarmos ao nosso FreeNAS d, poderemos ver o consumo de espaço e o gráfico de desempenho, também poderemos ver como ele se move.Espero que gostem, todos os amigos que pensam em criar seu próprio Armazenamento de Objetos em seus laboratórios de forma gratuita e muito poderosa com o FreeNAS e deixam comentários no artigo.