Linux em Ambientes corporativos
Introdução
Apenas para facilitar, abordarei os seguintes temas:
- Como está hoje?
- Minha empresa quer migrar, meu Deus!
- O futuro.
- O Mercado para empreendedores.
- Para finalizar.
Como está hoje?
De fato, encontramos o GNU/Linux no ambiente corporativo, cada vez mais, o número de empresas que utilizam nossa plataforma livre, está aumentando. O problema, ou a questão principal, não é a utilização, e sim o uso em si.
Atualmente, a maior parcela de utilização está baseada em servidores com finalidade de Firewall, Proxy e WEB. Concordamos que, já são bons números e de extrema importância, mas, e os Desktops?
Aí está, de certa forma, a nossa maior dificuldade. A grosso modo, tudo não passa de uma questão cultural.
Pessoas habituadas na utilização do S.O. do Gates desde que nasceram, geralmente, criam uma própria barreira psicológica e banem qualquer percentual de capacidade para aprender algo novo (estamos falando sobre sistemas, ok?). E o pior, é que isso é humano, ou seja, ocorre desde de CEOs a funcionários.
Em palavras mais claras, as pessoas não querem (ou ao menos evitam) tentar algo novo, totalmente diferente, sair do comum, etc. É um mal da nossa sociedade atual.
Mas, é só cultural?
Não, não é só cultural. Infelizmente, o GNU/Linux é muito visto como “O Sistema de Graça”. Isso nos tira uma certa credibilidade e faz com que a ideia de implementação só aconteça quando alguém lá dentro pensa em cortar custos. Ou seja, enquanto tiverem dinheiro, viverão longe do GNU/Linux.
Além disso, o custo de mão de obra qualificada para esses projetos não é baixo. De certa forma, a mão de obra para GNU/Linux ainda é um pouco escassa. Qualquer pessoa faz tudo no Windows, mas, quando se fala em GNU/Linux, já tem medo (“Nunca mexi com isso, não sei, não quero estragar”).
Com isso, acaba sendo mais cômodo e “barato” deixar as coisas do jeito que estão, até mesmo para aqueles que gostam de piratear.
Minha empresa quer migrar, e agora?
Primeira conquista feita, então, partiremos para análises. Continue reading »